Fugas - hotéis

A andorinha faz a clientela

Por Victor Ferreira ,

Há sítios que são catalisadores de bem-estar, como este resort na baía do Martinhal, no barlavento algarvio, que Victor Ferreira saudou por causa da sua autenticidade. Vasco Célio fez as fotografias.

A primeira coisa que apetece fazer quando se vê um resort feito num parque natural é exigir um pedido de desculpas. Mas no Martinhal preserva-se a autenticidade. Não há palmeiras importadas a pontuar jardins nem largas avenidas, a decoração recorre a materiais algarvios, as ementas são de produtos frescos locais. A flora e a floresta é autóctone, a paisagem funde-se como se resort e parque natural da costa vicentina fossem uma só realidade. Rodeado pelo parque natural (que tem mais de 750 espécies de plantas, das quais 100 são endémicas), o Martinhal Beach Resort & Hotel oferece variedade para um segmento que não será acessível a todas as carteiras, mas que aposta num tom familiar, com serviços e produtos para praticamente todas as faixas etárias.

Os promotores investiram 82 milhões de euros num projecto turístico que será irrepetível, por se situar em zona protegida. Aliás, o Martinhal só foi possível porque o consórcio internacional que apostou na sua construção aproveitou uma licença antiga de construção. Uma circunstância que poderá chocar os ecologistas mais arreigados. Porém, o Martinhal não quis ser guloso: entrou na vida de Sagres, sem precisar de pedir desculpa, porque compreendeu que o melhor que tem para oferecer é deixar o Algarve respirar, é oferecer a autenticidade do barlavento ao turista. Há diversas opções de alojamento. O hotel, de cinco estrelas, dispõe de 36 habitações e duas suites duplex. Os dez terrace rooms encontram-se no edifício principal do hotel, ao lado dos 26 quartos sobre a praia (beach rooms). Além disso, há para venda ou aluguer algumas luxuosas villas, casas de diferentes tipologias que tanto podem estar viradas para o mar, para a serra ou para ambos os lados.

Deixámo-nos adormecer num destes quartos junto à praia que são na verdade casas rectangulares revestidas de madeira, ladeadas de jardim e mar, que nesta ponta junto a Sagres foge para o verde. E acordámos em deslumbramento, a apreciar desde a cama algumas pequenas ilhotas rochosas, espantosamente cobertas de uma verdejante vegetação. A Natureza tem os seus segredos e no Martinhal, apesar da mão humana na paisagem, estamos constantemente a deparar-nos com os seus milagres. Saímos para a varanda e encontra-se um ninho de andorinha que é respeitado pelo pessoal do resort e admirado pelos visitantes. É um balcão transformado num santuário de nidificação para aves, algo que aqui pode acontecer em qualquer sítio, quarto ou casa. Oitenta por cento deste resort abriu anteontem, depois de um soft opening do hotel em Abril. Nos meses de Março, Abril, Setembro e Outubro, as mesmas rochas que saltam à vista junto à praia do Martinhal são pontos de passagem de muitas aves migratórias: cegonhas, águias, garças. É um regalo para a alma deixar os olhos levantar voo nas asas destes animais que, no fundo, nos dizem que ali o vento sabe ser forte, mas também amigo. Quando meteu mãos à obra neste resort, Chitra Stern, uma das investidoras, idealizou um produto que fosse "tipicamente português", capaz de "seduzir uma clientela internacional".

Nome
Martinhal Beach Resort & Hotel
Local
Vila do Bispo, Sagres, Quinta do Martinhal - Apartado 54
Telefone
282620026
Website
http://www.martinhal.com
--%>