Fugas - restaurantes e bares

Daniel Rocha

Alfama é um cubo mágico

Por Luís J. Santos ,

Casa a casa, Alfama ganha nova vida. Uma das novidades é até um cubo mágico que tomou forma de bar polivalente e que se vai transformando ao longo do dia e da semana. Tanto se dedica a copos e petiscos, concertos íntimos ou tertúlias tarde dentro como, aos fins-de-semana, se transforma em pista de dança noite fora.
Para os lados de Alfama, começou a girar, este Inverno, e sem fado à vista, um cubo mágico. Na verdade, tal como o cubo, até mais dado à lógica e à razão que à magia, se bem que a programação e espaço se conjuguem para criar certos sortilégios. O Club Rubik homenageia com o seu nome o inventor do célebre cubo quebra-cabeças mas não só: baseia-se no conceito de girar sobre si mesmo e da articulação das suas peças para recriar-se a cada momento.

É um moderno bar, lounge e disco, sala de concertos e pista de dança, mural de exposições e salão de tertúlias. Tudo delineado por sócios designers, com alguns apoios na programação, que querem dar corpo à ideia de multidisciplinaridade. Ou, como nos dirá um dos proprietários, Ricardo Bandeira, é uma casa que vive da capacidade de "trocar e voltar a dar". Tudo em traços menos coloridos que o cubo em questão mas absolutamente erigido em função das linhas cúbicas e com base nos três volumes que formam a invenção de Ern-Rubik: da mesa de DJ ao balcão de bar, das originais cadeiras às mutantes mesas. A casa, uma sala em espaço aberto com grandes portas em vidro, vive, praticamente, a dois tempos. Durante a semana, os dias e tardes, em ambiente lounge, são preenchidos com uma programação cultural ecléctica, que conjuga concertos ou tertúlias e muitos outros eventos. Já as noites em redor do fim-de-semana são dedicadas ao espírito club, com uma activa programação de DJ.

Aberto em Janeiro, o Rubik aproveitou os primeiros tempos para ir experimentando e agora, com a Primavera, vai "em crescendo", já com uma rica agenda repleta de atracções. Mas porquê um cubo para Alfama? "Era um objecto que se encaixava bem no nosso conceito", afirma Ricardo Bandeira, por estar relacionado com essa ideia de permitir "quintiliões de combinações". "Pegamos nesta forma, moderna, rectilínea e demos-lhe um ar mais contemporâneo", criando um "espaço multidisciplinar que possa albergar as mais diversas actividades", explica.

Além das mudanças do dia para a noite, também marcadas por uma iluminação que se vai modificando conforme a hora, "tudo o que está aqui foi concebido a partir desse conceito e não é mais que a forma de três volumes" do cubo. Num espaço, que era um antigo armazém, repleto de detalhes de funcional design, repare-se, por exemplo, nas cadeiras: a parte de assento é facilmente removível, assim como os dois volumes que o sustentam, tal como o tampo da mesa. É que há um momento digno de se ver em cada dia Rubik, embora os clientes não tenham, regularmente, essa possibilidade: nas noites de quinta a sábado, o espaço, fechado das 21h00 às 23h00, aproveita o intervalo para transformar-se em bar-disco e, para tal, é necessário remover os conjuntos de mesas e cadeiras que ocupam a sala. Ora os assentos são retirados e enfiados em orifícios das portas interiores (que dão para espaços de arrumação e que durante o dia são suportes de exposições), girando sobre si próprios e criando um original padrão decorativo. Os dois volumes inferiores das cadeiras ficam escondidos numa antecâmara entre as portas exterior e interior, esta acústica. Os tampos das mesas são maiores durante o dia e também desaparecem à noite, ficando apenas a parte inferior destes, menor mas suficiente para suportar os copos dos dançarinos.

Nome
Club Rubik
Local
Lisboa, Lisboa, R. do Jardim do Tabaco, 94
Telefone
933263112
Horarios
Segunda-feira, Terça-feira e Quarta-feira das 11:00 às 21:00
Quinta-feira e Sexta-feira das 11:00 às 04:00
Sábado das 11:00 às 21:00
Website
http://www.clubrubik.pt
--%>