Fugas - restaurantes e bares

O restaurante solar

Por Fugas, Ana Almeida (vídeo)

Este restaurante é como o sol: ora brilha aqui, ora brilha ali; ora apresenta um luminoso menu ora descansa se as nuvens assim ordenam. É o Sol em Sol, cozinha móvel que recorre unicamente à energia solar. Agora pela zona de Porto-Gaia mas com planos de passear pelo país.

O Sol em Sol é um restaurante de gastronomia solar, que só vive ao ar livre e se caracteriza tanto por ser nómada como por ser temporário.

Basicamente, mostra-se em esplendor sempre que o sol brilha, já que recorre unicamente ao calor da luz solar como fonte de energia. O espaço inclui fogões solares que parecem parabólicas: o astro-rei incide no alumínio das placas reflectoras e cria um ponto de concentração de calor que cozinha os alimentos.

Estreado em Maio, no Parque da Cidade do Porto, a partir da iniciativa de Jonas Leitão, gestor, e o chef José Pedro Moreno (que passou pelos restaurantes Sessenta Setenta e Foz Velha),vive actualmente na ribeira de Gaia (Largo de Aljubarrota) e promete mudar-se para nova localização em Setembro (sendo que o seu tempo de vida natural deverá chegar ao fim, pelo menos por agora, com a chegada do Outono). Os mentores do projecto planeavam também, já este ano, levar o Sol a mais partes do país mas, "por motivos logísticos e operacionais", referiram, a tournée foi adiada para 2013.

Entretanto, além de experimentarem os menus solares numa tranquila esplanada de Gaia, os comensais podem também admirar a confecção dos pratos e aprender tudo sobre gastronomia solar.

Nas ementas, poderá encontrar pratos como Supremos de peru com cebolada de caril, Rosbife com rucula e parmesão ou mesmo Bacalhau com broa, Borrego com batatas salteadas em chouriço e salsa ou Salmão envolto em bacon e lascas de parmesão com linguini de tinta de choco.

Para entradas ou petiscar, há, por exemplo, Cogumelos e queijo de cabra em "caixa de pão", Salada de mexilhões de escabeche ou Filo de alheira.

Nas sobremesas, que tal um Brownie com coulis de morango, Leite creme, Ananás marinado em calda de vinho ou Granizado de melancia com halls?

--%>