Fugas - restaurantes e bares

  • DR
  • DR
  • DR
  • DR
  • DR

Sai uma ‘estrela Michelin das pizzas’ para Lisboa

Por Fugas

A Mercantina, em Alvalade, torna-se na segunda casa em Portugal a ser distinguida pela associação italiana que certifica a "vera pizza napoletana". Certificado que, comparam, está para a pizzarias como a Michelin para a restauração em geral.

Em 2013, pela primeira vez, Portugal conquistou o direito a ostentar o certificado passado pela Associazione Verace Pizza Napoletana (AVPN). Foi graças ao mestre pizzeiro Antonio Mezzero e à Pizzeria Pulcinella de Matosinhos. Agora é a vez de Lisboa passar a deter a distinção: a Mercantina, aberta em Novembro no renovado Centro Comercial de Alvalade, passa a ter o aval de "verdadeira pizza", a que cumpre todos os critérios da tradição de Nápoles, com os "melhores métodos de produção e o recurso aos melhores produtos de origem". É a "estrela Michelin das pizzas ", resumem.

A Mercantina ("Cucina per amici", de seu nome completo) é o mais recente projecto de José Bartolomé Duarte e António de Sousa Duarte, também sócios no restaurante Populi, no Terreiro do Paço. Tendo como estrelas maiores as pizzas em forno a lenha (mas servindo uma ementa farta de pastas, risottos e demais pratos de matriz italiana), está situada na parte exterior do Centro Comercial Alvalade, incluindo esplanada coberta na varanda e vista sobre o bairro.

Como exemplo, na ementa das pizzas (cujos preços andam entre os 7 e 13,50 euros), podem encontrar-se a da casa, a Mercantina (tomate, mozzarella, fiambre, salame picante, cogumelos frescos, parmesão), a Margherita D.O.P. (tomate, mozzarella de búfala, parmesão, manjericão, azeite), a Per Amici (tomate, mozzarella, rúcula, presunto de parma, parmesão) ou propostas consideradas "pizze gourmet" como Dei Calciatori (tomate, rúcula, mozzarella de búfala, basílico e tomate seco) e uma que homenageia precisamente o mestre pizzeiro que recebeu a primeira distinção portuguesa da AVPN: Maestro Mezzero (tomate, mozzarella, rúcula, bresaola, parmesão).

Mezzero estará também presente na festa de entrega do título, que decorre esta terça-feira (a partir das 18h30), e que conta ainda com as presenças dos responsáveis da AVPN ou do tri-campeão mundial de pizza acrobática, Paulino Bucca.

A AVPN existe há quase três décadas e foi criada em Nápoles com a missão de "promover e proteger, em Itália e no mundo, 'la vera pizza napoletana'. Distinguem casas por diversos países, desde que cumpram todos os requisitos estabelecidos no Regulamento Internacional da marca colectiva "Vera Pizza Napoletana".

--%>