Fugas - notícias

  • Na Pulcinella, há verdadeira piza napolitana
    Na Pulcinella, há verdadeira piza napolitana DR
  • Antonio Mezzero,
    Antonio Mezzero, DR
  • Pulcinella
    Pulcinella DR
  • A equipa da Pulcinella
    A equipa da Pulcinella DR
  • Pulcinella
    Pulcinella DR
  • Os fãs das Ducati também estão convidados
    Os fãs das Ducati também estão convidados DR

Pizza de 5 metros nos Clérigos celebra distinção napolitana a pizzaria portuguesa

Por Fugas

Portugal vai ser ser distinguido pela primeira vez pela associação italiana que certifica a "vera pizza napoletana" graças ao mestre pizzeiro Antonio Mezzero e à Pizzeria Pulcinella de Matosinhos

No domingo, 26 de Maio, a magnificência dos 75m da Torre dos Clérigos, no Porto, pode até ser ofuscada pela criação de um outro "monumento", que, com "apenas" 5 metros de diâmetro irá, decerto, chamar todas as atenções (e apetites). Isto porque Antonio Mezzero, mestre das pizzas da Pulcinella (Matosinhos), irá apresentar a sua "super-pizza", uma criação que celebra o facto de o "pizzaiolo" ir receber uma distinção com todas as honras atribuídas pela Associazione Verace Pizza Napoletana (AVPN), organização que, na Itália e no mundo, dá o aval à "verdadeira pizza", aquela que cumpre todos os critérios da tradição de Nápoles. O que é natural: o pizzeiro é napolitano e faz questão de seguir, dos ingredientes à confecção ou espaço, as leis da origem.

Mezzero torna-se assim o primeiro afiliado em Portugal aceite pela associação. É "a primeira estrela Michelin [portuguesa] das pizzas", sublinham em comunicado. A Pizzeria Pulcinella passa a ser, pelo menos por agora, a única morada lusa da mui selectiva lista da AVPN. A distinção será entregue junto à Torre, por dirigentes da associação napolitana, "que se deslocam ao Porto expressamente para o efeito".

O evento, com início às 12h, inclui-se nas comemorações dos 250 anos da Torre dos Clérigos. A "super-pizza", preparada durante a noite, ficará disponível para quem a quiser provar. Mas há ainda outro chamariz: Giorgio Giove, campeão mundial de Pizza Acrobática, fará também uma exibição ao vivo e é de esperar pizzas em altos voos.

A organização da festa é da própria Pulcinella com a colaboração da ASCIP - Associazione Socio-Culturale del Portogallo, contando ainda com o apoio da Pompone Ducati Porto, empresa que comercializa as motos da célebre marca italiana e que apela a todos os "ducatistas" (até porque Mezzero também o é) que também acorram ao evento (encontram-se às 9h na Casa da Música e partem depois em direcção aos Clérigos). Juntam-se pizzas e motos e é certo que, por umas horas, a zona quase parecerá uma piazza italiana.

--%>