O chef com mais estrelas Michelin em Espanha prevê lançar um novo projecto em Portugal ainda este ano. A revelação surge a meio de uma longa entrevista ao jornal espanhol Expansion.
Quando questionado sobre projectos futuros, Martín Berasategui enumera três: a assinatura de um novo restaurante num resort do grupo Meliá, em Los Cabos (México), com abertura prevista para “daqui a um mês”; “em 2017, um projecto em Portugal”; “e, em 2018, outro em Espanha”. O chef basco de 56 anos não revela, contudo, mais pormenores sobre qualquer um deles.
Martín Berasategui é o chef espanhol com mais estrelas Michelin – soma oito insígnias douradas, distribuídas por três dos seus 13 restaurantes. O espaço homónimo, em Lasarte-Oria (País Basco), possui três estrelas; o restaurante Lasarte, localizado no Monument Hotel, em Barcelona, conquistou a terceira este ano; e o M.B., restaurante gourmet do Abama Golf &Spa Resort, em Tenerife, tem duas.
Mas o império de restaurantes com o selo do reputado cozinheiro basco – a maioria tem o seu nome ou as iniciais – distribui-se não só por Espanha (nove), como também pela República Dominicana (dois) e pelo México (dois). Este ano, deverá chegar a Portugal.