Fugas - hotéis

  • DR
  • DR
  • DR
  • DR

Um hotel para pais e filhos, sem culpas

Por Joana Gorjão Henriques e Bárbara Wong ,

Este é um hotel onde os filhos podem fazer barulho à vontade sem que sobre os pais recaia o olhar fulminante dos outros hóspedes. Os adultos bebem um copo de vinho, os miúdos rebolam-se no parque. “O que queremos é que todos passem um grande momento.”

A relva até pode estar bem tratada e arrumadinha mas a areia no parque infantil irá garantir que, a determinada altura, as crianças vão desalinhar tudo. Quem é a miúda ou miúdo que resiste a uma descida no escorrega ou a umas boas andanças de balouço?

A vida de biberons e fraldas parece incompatível com a ideia de luxo mas foi esta combinação que a marca Martinhal quis explorar. O seu resort em Cascais, que recupera um antigo hotel no meio da Quinta da Marinha com mais de 80 quartos, está feito para conjugar as necessidades de uma família que chega lá sem biberons nem esterilizadores, berços ou banheiras, mas faz um telefonema para a recepção e ei-los no quarto. E está feito para a família que vai jantar ao restaurante O Terraço – que fica no piso térreo, com vista para um pátio central, o mesmo local onde é servido o pequeno-almoço – e pode deixar os filhos na “esquina das crianças” a brincar com outras sob o olhar de adultos.

Pensado também para famílias com crianças maiores, com quartos espaçosos e luminosos onde há camas que se abrem e parecem um beliche, o resort Martinhal Cascais dá várias possibilidades às famílias de fazerem programas juntos ou separados. Aos pais permite, por exemplo, irem gozar de um dos pacotes do spa Finisterra, fazendo massagens ou um tratamento de rosto, ou sair do meio do parque em que o hotel está inserido e ir até ao Guincho de bicicleta, passear em Cascais e Sintra, ir até Lisboa, com ou sem crianças – sem crianças porque logo à entrada do resort há um espaço cheio de cores, o Kids Clubhouse, com dois andares, onde bebés a partir dos seis meses até miúdos pré-adolescentes podem ficar a brincar sob supervisão (gratuita), e há ainda serviço (este pago) de babysitting.

Palavra de Chitra

O Martinhal Cascais é um dos quatro hotéis da marca Martinhal – há o de Sagres, do Chiado (Lisboa) e da Quinta do Lago (Algarve) –, cadeia que hoje emprega 500 pessoas. Nascida em Singapura, Chitra Stern é, com o marido, a proprietária do grupo de hotéis quase todos 5 estrelas. A relação do casal com Portugal começa com a descoberta do Algarve, quando Chitra Stern estava a terminar o seu MBA em Londres. Perceberam que era um destino “fantástico”, mesmo comparando com países como Indonésia ou Tailândia, lembra Chitra Stern em entrevista à Fugas.

Estávamos em 2001, Portugal e o Algarve ainda eram vistos como destinos turísticos “escondidos”. Acabados de casar, em 2000, Chitra Stern e o marido olharam para Lisboa como “a” cidade da Europa ocidental por “descobrir”. “Lembro-me que bastava dizer ‘bom dia’ em português para me responderem que eu já falava muito bem. Sentíamos este entusiasmo das pessoas.”

Na altura, Portugal estava a preparar-se para se juntar à moeda única europeia, a auto-estrada Lisboa-Algarve estava por terminar, a Via do Infante, que liga o Algarve todo, também só estaria completa em 2003. Muitas coisas iriam mudar no fluxo turístico a partir daí, sobretudo porque o aeroporto de Faro estava a aumentar a sua capacidade, e as companhias aéreas low-cost alterariam completamente a forma de se chegar a Portugal. “Sentimos que havia muito para oferecer, além da óptima comida e dos vinhos.”

Nome
Martinhal Resort Cascais
Local
Cascais, Cascais, Rua do Clube, 2
Telefone
218 507 788
Website
www.martinhal.com
--%>