Fugas - restaurantes e bares

  • DR
  • DR
  • DR
  • DR

Vila Vita Parc: elenco de luxo cozinha nova feira enogastronómica

Por Fugas

Resort algarvio volta a organizar o Fine Wines & Food Fair, de 15 a 20 Maio. Programa conta com um almoço e cinco jantares preparados por uma chuva de estrelas Michelin.

Ainda faltam três meses para o evento bianual organizado pelo Vila Vita Parc, mas o programa foi agora revelado, assim como parte do elenco de luxo que fará parte da terceira edição da iniciativa.

Entre o painel de convidados estão os chefs Eckart Witzigmann, Gert De Mangeleer, Klaus Erfort e Paolo Casagrande, todos eles com restaurantes galardoados com três estrelas Michelin. Ao todo, serão “mais de 40 grandes nomes da esfera gastronómica mundial, quer a nível de chefs, quer a nível de produtores de vinho e de produtos gourmet”, garante a organização em comunicado.

O programa do Fine Wines & Food Fair é composto por cinco jantares e um almoço, que se distribuem por dois dos restaurantes do resort de cinco estrelas, localizado em Alporcinhos, e o restaurante Praia Dourada, junto ao areal de Armação de Pera.

A feira enogastronómica estreia-se com um jantar no dia 15 de Maio, no qual serão harmonizados pratos de “cinco chefs de renome internacional” com “uma selecção criteriosa de oito vinhos Imperial Bordeaux”, feita por René Gabriel, conhecido como “o Papa do vinho”, anuncia a organização. Todas as referências seleccionadas pelo connoisseur suíço obtiveram “acima dos 94 pontos Parker”.

À mesa, chegarão criações de Dieter Koschina (do Vila Joya, com duas estrelas Michelin), Eckart Witzigmann (do restaurante austríaco Ikarus, três estrelas Michelin), Silvio Nickol (do austríaco Palais Coburg, duas estrelas Michelin), Olivier Dubreuil e Stefan Peroutka (ambos do Venetian, em Las Vegas) e Florian Ruehlmann (do Ocean, no Vila Vita Parc).

Já os dias 16, 17 e 19 de Maio serão dedicados à gastronomia de diferentes países e a alguns dos seus mais conceituados protagonistas. Enquanto o jantar de terça-feira viaja até à Suíça, com “um elenco impressionante de reconhecidos chefs, todos distinguidos com estrelas Michelin”, quarta-feira é dedicada à Áustria, contando com a presença de “alguns dos melhores jovens chefs e produtores de vinho” do país.

Na sexta-feira, o programa desdobra-se em duas refeições de sabores espanhóis. O Almoço Chiringuito Chic, Barcelona Style vai ter lugar no restaurante Praia Dourada, em Armação de Pera. Ao jantar promete-se uma “noite de estrelas de Espanha” no restaurante Ocean, protagonizada por “uma selecção de grandes chefs e produtores de vinho espanhóis”.

No dia anterior, 18 de Maio, o restaurante Atlântico (o segundo espaço de fine dinning do resort algarvio) recebe o jantar All-Star, preparado por alguns dos chefs que participaram nas diferentes edições do evento. Estão para já confirmadas as presenças de Gert de Mangeleer (do restaurante belga Hertog Jan, galardoado com três estrelas Michelin) e de Klaus Erfort (do alemão Gästehaus Erfort; três estrelas Michelin).

A Kitchen Party volta a fechar a programação da iniciativa, no dia 20. Promete-se uma “experiência de degustação gastronómica” composta por criações “de cerca de 20 conceituados chefs” internacionais. Entre os nomes confirmados estão Jacob Jan Boerma (restaurante holandês De Leest; três estrelas Michelin), Karlheinz Hauser (restaurante alemão Seven Seas; duas estrelas), Nigel Haworth (Northcote, no Reino Unido; uma estrela), Sergi Arola (do restaurante LAB by Sergi Arola; uma estrela), Juan Amador (restaurante Wirtshaus Amador), Henrique Sá Pessoa (Alma, em Lisboa; uma estrela) e Rui Paula (Casa de Chá da Boa Nova, em Leça da Palmeira; uma estrela).

--%>