Fugas - restaurantes e bares

  • Paulo Pimenta
  • Paulo Pimenta

Vamos atirar os dados e escolher um cocktail?

Por Renata Monteiro ,

No novo The Royal Cocktail Club, na baixa do Porto, o monopólio é dos cocktails de autor e bebe-se o que a sorte nos ditar. Por lá, prometem que onde quer que calhem os dados, se sai sempre a ganhar.

Corriam os “loucos anos 20” quando entrou em vigor, na América, uma nova lei que proibia o fabrico, transporte e venda de bebidas alcoólicas por todo o país.

A chamada Lei Seca viria a ser revogada 13 anos depois, mas no entretanto, e como por cá se diz, o fruto proibido foi sempre o mais apetecido. Durante o período de proibição, os bairros dos Estados Unidos inundaram-se de bares clandestinos. Os que queriam beber encontravam-se em sítios discretos, muitas vezes situados nas caves de padarias ou restaurantes, que das poucas vezes que eram referidos nas ruas, sempre em voz baixa, eram apelidados de speakeasy.

Ora, estes tempos já vão longe mas na Rua da Fábrica, em plena baixa da cidade do Porto, abriu há duas semanas um novo espaço dedicado à cocktelaria que tem uma cave inspirada nesta história ao jeito de Al Capone.

O gin, um dos destilados mais populares durante a proibição americana, já tinha dado nome ao estabelecimento anterior de Miguel Camões (The Gin House) e, por isso, o novo bar junto das principais artérias da noite do Porto nasceu para se juntar ao clube dos cocktails de autor, que conta cada vez com mais membros.

O The Royal Cocktail Club tem dois pisos e duas cartas de bebidas, quase como se fossem dois bares com dois conceitos, dentro das mesmas portas.

O andar do rés-do-chão, em contacto com a rua, está pensado para ser um espaço movimentado, de rotação, onde quem entra bebe e conversa de pé. Na carta deste piso, ao lado do preço e dos ingredientes, podem ler-se pequenas histórias que, se não davam todas livros, deram inspiração para os quatro cocktails de autor e os 14 mais tradicionais que aqui se servem, com um pequeno twist.

É por isso que pode encontrar a vaguear pela sala o Charming Mr. H, um cocktail com um sabor doce obtido a partir da mistura de Hendrick’s Gin com aromas florais e que é finalizado com um toque de glamour — o do espumante tinto (12€). A história da bebida entrelaça-se com a de quatro mulheres que descobrem que o Mr. H, um político extremamente charmoso, vai casar-se — e definitivamente não é com a namorada.

Esta é mesmo uma das histórias que deu um romance, mas para quem quer um encontro mais descomprometido a carta avisa que também estão disponíveis as misturas mais tradicionais, basta falar com um dos quatro bartenders seniores.

Descendo as escadas até ao piso subterrâneo (um speakeasy legal do século XXI), o jogo é outro. A carta é apresentada num tabuleiro do conhecido jogo Monopólio, só que os espaços onde o peão pode parar, em vez de serem nomes de cidades ou ruas, têm um nome de um cocktail.

E se não reconhecer nenhum, não se preocupe, é mesmo essa a ideia. Daniel Carvalho, gerente do bar que veste também um dos quatro aventais dos bartenders, defende que não há que ter medo das misturas criativas. É quase como na vida: ao pegar no copo, pode estar a encontrar a nova bebida favorita.

Difícil, claro, vai ser imitá-la em casa. A destreza e originalidade dos profissionais que criaram os doze cocktails que servem no andar de baixo, e que só podem ser bebidos lá, são difíceis de alcançar sem muito tempo de prática. E as receitas, todas pensadas por eles, ficam nos segredos dos deuses.

Nome
The Royal Cocktail Club
Local
Porto, Vitória, Rua da Fábrica 105
Telefone
222 059 123
Horarios
Domingo, Segunda-feira, Terça-feira, Quarta-feira e Quinta-feira das 19:00 às 02:00
Sexta-feira e Sábado das 19:00 às 04:00
Observações
Obrigatório reservar mesa no andar de baixo
--%>