Fugas - dicas dos leitores

Acredita que se pode livrar do seu carro pelo menos um fim-de-semana?

Por Miguel

Acredita que se pode livrar do seu carro pelo menos um fim-de-semana? Há quanto tempo não dá uso às suas pernas? Pessoalmente como não tenho carro, todas as viagens que faço são baseadas nos transportes públicos e nas caminhadas. Que tal uma ida a Vigo para visitar as ilhas Cíes? Conhece?

No porto marítimo de Vigo um enorme cartaz anuncia que a praia de Rodas já foi considerada das melhores praias do mundo. Consulte o site da CP e busque os horários de comboio do Porto ou de Viana do Castelo até Vigo. Fique alojado por exemplo no hotel Inffinit Vigo, muito acolhedor, moderno e a dois passos do porto marítimo. Reserve com antecedência o bilhete de barco para as Cíes (há um número limitado de visitantes diários). O percurso de barco (Mardeons) é de aproximadamente 25 a 30 minutos.

Ao chegar, depara-se com a exótica praia de Rodas, mas rapidamente vai querer explorar a ilha a pé. São subidas e descidas, vertentes escarpadas, pinheiros, pontos de observação de aves, um farol a que ninguém quer deixar de ir... um piquenique,... e no final disfrute da praia novamente. É um dia muito bem passado onde não existem veículos motorizados.

De regresso a Vigo aprecie a gastronomia local muito à base de produtos do mar. Se o tempo for escasso e o orçamento magro, regresse de comboio ao seu ponto de origem. Se for mais ambicioso(a) continue a deslocar-se de comboio (www.renfe.es), é cómodo, rápido e com frequentes ligações. Suba um pouco mais e fique dois dias em Santiago de Compostela. Arrisque ir ao topo da Galiza, continue no comboio espanhol  e chege até A Coruña. Suba a torre de Hércules.

Organize com tempo, pesquise os melhores preços, busque os horários que mais lhe agradam. Se a falta de dinheiro é desculpa, pegue agora mesmo num envelope e escreva em letras garrafais "Viagem às ilhas Cíes". Todos os meses coloque lá os euros que conseguir (10, 20, 30...) daqui a alguns meses garanto que estará nas finas areias da praia de Rodas. Impossíveis não existem. Acredite!

--%>