Fugas - dicas dos leitores

Fiordes da Noruega

Por Ana Oliveira

A costa norueguesa é uma das maravilhas naturais do mundo. Um espectáculo de luzes, cores e cheiros imperdíveis. 

É provavelmente o segredo mais bem guardado da Europa do Norte que vale a pena ser desvendado.

É um lugar onde as sombras que espreitam nas montanhas misturam-se com a luz reflectida nas águas verdes; onde as montanhas dão forma ao mar; onde os cristais de neve alimentam as flores.

São montanhas com neve perpétua, cascatas que jorram de fiordes e estreitas enseadas entre desfiladeiros de montanhas.

É a partir de Bergen que emergem as centenas de fiordes, grandes e pequenos, que serpenteiam quilómetros, terra adentro, abrindo-se entre as montanhas. Os barcos costeiros levam-nos a lugares inacessíveis por estrada. 

Os fiordes adquirem a forma em “U” graças à formação dos glaciares juntamente com a passagem do tempo.

O fiorde constituído por curvas majestosas dá a impressão, por várias vezes, que a viagem chegou ao fim, mas ao contornar-se a escarpa da montanha descobre-se que o fiorde continua ainda por muitos quilómetros. Foi assim, sucessivamente, na viagem pelo barco costeiro até Flam. 

Quando se pensa que já mais nada pode surpreender... Eis o percurso mais belo do mundo: percurso de comboio Flam-Myrdal. O comboio leva-nos a passear pelo fiorde mais longo e mais profundo da Europa, o Sognefjorden.

O passeio através do vale íngreme e estreito de Flam, com vista para as imensas quedas de água e picos de montanhas, dura cerca de 60 minutos. Viaja lentamente e pára nos pontos mais deslumbrantes, como a cascata Kjosfossen.

--%>