Fugas - dicas dos leitores

De bicicleta abaixo do nível do mar: de Amesterdão a Bruges

Por Augusto Lemos

Depois de uns dias para conhecermos melhor Amesterdão, o objectivo foi seguir até Bruges e fazer uma parte da Nordzee Route desde Maassluis, na Holanda, até Knokke, na Bélgica.

Para quem não sabe, a Nordzee Route, ou Ciclovia do Mar do Norte, é uma ciclovia que faz parte do Eurovelo. Fazendo todo o percurso, são 5932kms e até dá direito a um certificado. Percorre as costas da Holanda, Bélgica, Grã-Bretanha, Noruega e Alemanha, além de algumas travessias de barco.

A ideia inicial era levar as bicicletas de Portugal mas, fazendo bem as contas e contabilizando os custos do transporte de avião, pensámos em alugá-las em Amsterdão e entregá-las em Bruges, só que não encontrámos nenhuma empresa que o permitisse (só em viagens organizadas, que não era o caso). Foi então que tive conhecimento da Recycled Bicycles, uma empresa em Amesterdão que, além da reparação e aluguer, também vende bicicletas usadas. Propriedade de um português, fica na Spuistraat 84-A, bem perto da Centraal Station. E-mails para lá e e-mails para cá, comprei ao Victor cinco bicicletas.

Partimos de Amesterdão, inicialmente em direcção a Delft e depois até Massluis. Foi em Massluis que encontrámos a Nord Zee Route. A partir daqui não há que enganar, é só seguir as indicações. A paisagem interior da Holanda é caracterizada pelas planícies cheias de vacas e pelos moinhos. Além de querer conhecer a grandiosidade dos diques, era sobretudo esta ruralidade que eu queria sentir. Viajar de bicicleta na Holanda é fantástico. Além de ser tudo plano, há sempre uma ciclovia em direcção ao lugar para onde vamos. Sobre a sinalética nem vou falar. Acho que há mais informações para ciclistas do que para automobilistas.

A Holanda vai tendo governos que, considerando que a bicicleta é um meio de transporte sustentável, saudável, com zero emissões, silencioso, limpo e económico, criaram uma série de infra-estruturas para facilitar a vida aos utilizadores de bicicletas. Mas não é só no dia-a-dia que se veêm ciclistas, curiosamente são muitos os que pegam na bicicleta para passear e existem cerca de 6500 kms de ciclovias destinadas ao lazer. Andar de bicicleta é das maiores actividades recreativas dos holandeses. Com uma população de 16,5 milhões, a Holanda tem aproximadamente 18 milhões de bicicletas: é o único país do mundo que tem mais bicicletas do que pessoas.

Saindo de Amesterdão para Sul, foram cerca de 74kms até Delft, que se situa na província de Zuid-Holland, fica a 9kms de Haia e a 18 de Roterdão e é a pátria do pintor Jan Vermeer (1632-1675). Vermeer, um dos mais famosos pintores do século XVII, nasceu e viveu sempre em Delft e foi recentemente mediatizado com o filme Rapariga com brinco de pérola. Foram mais 16kms até Maassluis, e foi aqui que apanhámos o barco para Rezenburg, na Zeeland, uma província da Holanda situada no sudoeste do país e que consiste num conjunto de ilhas e uma tira de fronteira com a Bélgica. A sua capital é Middelburg.

Em termos geográficos, a Holanda é um país de baixa altitude, com uma grande percentagem do território situado abaixo do nível do mar, graças à mais avançada rede de diques do mundo. O principal desafio desta obra de engenharia é fazê-la resistir às tempestades marítimas ou às enchentes, no caso dos rios.

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