1.
Bicicletas
A locomoção de bicicleta garante uma liberdade incrível. O facto de a cidade estar bem preparada para ciclistas e velocípedes faz com que seja um prazer uma simples deslocação rotineira como ir de casa ao trabalho. E não deixa de ser um meio de transporte muito seguro e saudável, já que a bicicleta reina e tem prioridade máxima. Sim, talvez acima até do peão.
2.
Canais
O famoso sistema de canais de Amesterdão, considerado Património da Humanidade pela UNESCO, traz vários benefícios à cidade. Além do desanuviamento de excesso de águas que poderiam de outra forma causar inundações, cria também uma beleza e tranquilidade no centro da cidade raro nas metrópoles modernas, onde o carro e o tráfego dominam. A circulação automóvel está bastante limitada devido à teia de canais, tornando o centro da cidade numa calma e tranquila "vila" onde quando chega a hora de dormir o silêncio é quase absoluto.
3.
Arquitectura
Construídos sob solo pantanoso em alicerces de madeira, edifícios com mais de quatro andares estão proibidos por lei. Igualmente protegidas por lei estão as construções de estilos diferentes do clássico renascentista de tijolo avermelhado. Debruçados uns nos outros e apoiados nos velhos alicerces, assim se aguentam à superfície estes antigos edifícios, com as suas inclinações e ângulos radicais fazendo por vezes lembrar um quadro de M.C. Escher.
4.
Vondelpark
O maior parque da cidade, e o mais importante, enche no Verão. É aqui que os amsterdammers passam as suas tardes de sol e fins-de-semana de bom tempo. Assim que o sol brilha é garantido um Vondelpark animadíssimo. Fazer churrascos, jogar àbola ou andar de skate e, claro, de bicicleta, mas também simplesmente estirar-se na relva e relaxar são as principais actividades.
5.
Koningsdag
A 27 de Abril celebra-se o Dia do Rei, ou Koningsdag. Até 2013 era chamado Dia da Rainha, antes da ascensão ao trono do Rei Guilherme Alexandre. Festeja-se por toda a Holanda mas é talvez em Amesterdão a maior de todas as festas. Durante um dia e uma noite, cafés e bares montam tendas e esplanadas nas ruas com música ao vivo, e nos canais desfilam barcos que mais parecem discotecas flutuantes. A tradição dá lugar também a uma enorme feira da ladra no único dia do ano em que é possível vender nas ruas sem uma licença e sem declaração de imposto. A cor-de-laranja domina por completo a paisagem.