1.
Os madrileños
São a alma da cidade. O monumento maior que Madrid pode ter. E mesmo aqueles que não são “gatos” (expressão castiça para denominar os originários de Madrid) estão apaixonados pela cidade.
São directos, falam alto, dizem palavras pouco ortodoxas e acreditam que a capital espanhola é o centro do universo, mas também fazem com que qualquer estrangeiro se sinta parte da família madrileña.
Daí o ditado “Si vienes a Madrid, ya eres de Madrid”.
2.
Os bairros típicos
Desde o exclusivo Bairro de Salamanca, passando por Malasaña (o berço de “la movida”), pelo boémio La Latina, pelo multiétnico Lavapiés até à Chueca, bairro gay por excelência, passear pelos bairros mais típicos de Madrid é assistir a um festival de cores, alegria e, sobretudo, muita vizinhança, porque na capital espanhola não há prédios abandonados.
E o passeio deve ser feito com a cabeça bem levantada para que sejam apreciadas as varandas que os madrileños tanto gostam de enfeitar.
3.
Plaza Mayor
Nasceu no século XV como um mercado de frutas, foi cenário de autos de fé e múltiplos acontecimentos populares. Hoje a Plaza Mayor é um ex-líbris da cidade. Imponente, qualquer um se sentirá fascinado pela sua dimensão e paredes de cores quentes.
Imperdíveis são as atracções espontâneas de rua e uma foto no Arco de Cuchilleros.
4.
Las tapas
É único poder pedir uma bebida e receber como bónus um pedaço de comida, quase sempre saborosíssima e, nalguns casos, em quantidade equivalente a uma pequena refeição. E tudo isso pelo preço da bebida.
As melhoras tapas? Em qualquer um das centenas de bares com produção caseira: huevos rellenos, pan con anchoas, jamoncito, bravas, ali-oli, são algumas das variedades das tapas mais típicas.
5.
Os parques urbanos
El Retiro é um dos grandes pulmões da cidade e o mais famoso jardim de Madrid. Ideal para as tardes de Primavera-Verão, não é raro ver gente a passear com roupa balnear, apesar de a praia estar a quilómetros de distância.
Imperdíveis são também as vistas sobre a cidade desde o Cerco do Tio Pepe, as noites de lua cheia do Parque Templo de Debod com vistas para a catedral e as caminhadas com ou sem desporto no novo parque da cidade, o Madrid-Rio.