Fugas - hotéis

  • L’And Vineyards
    L’And Vineyards Joana Bourgard
  • L’And Vineyards
    L’And Vineyards
  • Herdade dos Grous
    Herdade dos Grous João Cordeiro
  • Herdade dos Grous
    Herdade dos Grous João Cordeiro
  • Herdade da Malhadinha Nova
    Herdade da Malhadinha Nova
  • Herdade da Malhadinha Nova
    Herdade da Malhadinha Nova
  • Herdade do Esporão
    Herdade do Esporão Nelson Oliveira
  • Herdade do Esporão
    Herdade do Esporão Nelson Oliveira
  • Quinta Nova de Nossa Senhora do Carmo
    Quinta Nova de Nossa Senhora do Carmo Nelson Garrido
  • Quinta Nova de Nossa Senhora do Carmo
    Quinta Nova de Nossa Senhora do Carmo Nelson Garrido
  • Quinta do Seixo
    Quinta do Seixo Paulo Pimenta
  • Quinta do Seixo
    Quinta do Seixo Paulo Pimenta
  • Casa da Ínsua
    Casa da Ínsua Lara Jacinto
  • Casa da Ínsua
    Casa da Ínsua Lara Jacinto
  • Graham’s 1890
    Graham’s 1890 DR
  • DR
  • Espaço Porto Cruz
    Espaço Porto Cruz DR
  • No topo do Espaço Porto Cruz
    No topo do Espaço Porto Cruz Fernando Veludo/nFactos

Continuação: página 3 de 6

Viver e sonhar entre as paisagens do vinho

Contactos: Herdade dos Grous, Albernôa, Beja – Alentejo; Tel: (+351) 284 960 000 email: herdadedosgrous@vilavitaparc.com; internet: www.herdadedosgrous.com. Visitas guiadas e provas de vinho, diariamente das 09h00 às 18h00. Programas especiais para grupos, mediante reserva.

ALENTEJO: Herdade da Malhadinha Nova
Quando em 1998 a família Soares começou a transformar a propriedade, a Herdade da Malhadinha Nova (HMN), em Albernôa, (Beja – Alentejo) não era mais do que um conjunto de ruínas e terras abandonadas. Hoje, o projecto inclui 27 hectares de vinhas bem cuidadas, criação de gado de raças autóctones em ambiente livre, uma coudelaria e um moderno centro de vinificação. A Malhadinha Nova Country House & Spa, é outra das componentes da herdade. Trata-se de um elegante hotel rural de traça alentejana, ao estilo contemporâneo, com sete quartos, três suites, piscina e spa. Esta unidade situa-se num ponto mais distante da propriedade para que os seus hóspedes possam usufruir do local com toda a comodidade e sossego.

A rapidez com que a Herdade da Malhadinha Nova se afirmou no mercado dos vinhos deve-se muito ao conceito familiar definido e à aposta num projecto de qualidade. Essa personalidade, executada com profissionalismo, está bem patente em todo o local, quer numa simples visita à adega, seguida de prova, ou quando se desfruta de um programa mais longo que inclui estadia no hotel e uma das várias experiências temáticas. Neste campo destacam-se as actividades à volta do vinho e da gastronomia e que poderão incluir, num fim-de-semana prolongado, por exemplo, uma visita guiada à propriedade, um curso de iniciação à prova (com o enólogo da casa), jantares vínicos e workshops temáticos de cozinha e de conjugações com vinhos. De destacar ainda o restaurante que conta com o apoio de Joachim Koerper (chefe do Eleven, em Lisboa - 1 estrela Michelin) e onde dá cartas, no dia-a-dia, Vitalina Santos, uma cozinheira de tradição e boa mão. M.P.

Contactos: Herdade da Malhadinha Nova, Albernoa, Beja – Alentejo ; Telefone Hotel (+351) 284 965 432 / 429, Adega (+351) 284 965 210 / 211
Restaurante (+351) 284 965 210 / 211 ; email: geral@malhadinhanova.pt ; internet: www.malhadinhanova.pt. As visitas decorrem de 2F a Sábado entre as 10h e as 18h.


PORTO/GAIA: Espaço Porto Cruz
Da margem de Vila Nova de Gaia onde se situam as majestosas caves do vinho do Porto é impossível não observar a beleza da cidade do Porto a erguer-se na outra margem rio pelo morro acima. Um dos melhores lugares para se poder apreciar essa paisagem urbana que remonta ao século XVIII é no último piso do Espaço Porto Cruz. Mas se só por essa vantagem já valeria a pena visitar este centro multimédia que a empresa de capitais franceses Gran Cruz abriu em 2012, há muitas outras que justificam o investimento de umas horas no seu interior.

Primeiro porque experimenta-se ali o desafio de falar de um vinho antigo através do recurso à interactividade das novas tecnologias, que tanto atraem adultos como crianças. Há jogos que convidam a descobrir os diferentes estilos de vinho do Porto, ou filmes que traçam a rota da sua produção nas encostas do vale do Douro e que enquadram os principais passos da sua enologia. Depois, o Espaço Cruz vale também a pena porque numa das suas salas há oportunidade de provar Porto (com chocolates ou com queijos, se houver marcação prévia), conhecer melhor as suas facetas e comprar exemplares de datas diferentes. Finalmente porque num dos seus pisos está aberto o DeCastro, restaurante do conhecido chef portuense Miguel Castro Silva, que propõe menus ajustados aos vinhos do Douro, incluindo o Porto.

Não, no Espaço Porto Cruz não há pipas com na maioria das caves do vinho do Porto. Mas essa singularidade é um dos seus principais trunfos. Porque afinal é possível falar de um vinho histórico pelo recurso às tecnologias e a formas mais modernas e apelativas de ver e sentir o vinho do Porto. M.C.

--%>