O guindaste desta grua dos anos 1950 já nada suspende além dos céus de Bristol, no Reino Unido, mas em redor da estrutura metálica gravita agora um quarto de hotel, a poucos metros do chão.
Um pouco por todo o mundo estão a surgir alojamentos temporários em lugares inusitados – do hotel de Banksy na Cijordânia ao quarto no London Eye ou à casa da Pantone. O Crane 29 é a mais recente unidade a juntar-se à moda. Anuncia-se como a “primeira treehouse [casa na árvore] numa grua do mundo inteiro”, fica na marina de Bristol e só vai existir este Verão.
A casa, construída com materiais sustentáveis e um jardim de plantas sobre o telhado, tem um quarto, casa de banho, kitchenette e vistas panorâmicas sobre os barcos e as docas. “Estamos a colocar todos os benefícios da natureza numa bolha de tranquilidade no coração da cidade”, descreve a Canopy&Stars, empresa responsável pelo projecto.
A Crane 29 vai abrir a estadias apenas entre 27 de Maio e 24 de Setembro e os hóspedes podem pernoitar somente uma noite. Custa 212€ (185 libras) durante os dias da semana e 286€ (250 libras) ao fins-de-semana, com pequeno-almoço incluído. O lucro será doado na totalidade à Friends of the Earth, uma federação de organizações ambientais.
Como a empresa está a antecipar uma grande afluência de reservas, os hóspedes serão escolhidos aleatoriamente em dois sorteios. O primeiro realiza-se a 10 de Abril – e decidirá quem fica alojado nas noites de Maio, Junho e Julho. O segundo decorre a 3 de Julho para eleger os hóspedes dos meses seguintes.