Mazda2 SKYACTIV-D 105cv: Citadino servido a diesel
É uma tendência difícil de inverter no nosso mercado: a preferência pelos diesel, mesmo para uma utilização maioritariamente urbana. Por isso, não é de espantar que as próprias marcas se rendam à vontade dos mercados e lhes ofereçam propostas aliciantes a gasóleo. É o caso deste Mazda2 1.5 de 105cv que conseguiu afastar propostas citadinas tão distintas quanto o icónico Fiat 500, o vistoso Honda Jazz, o equilibrado Hyundai i20, o eficiente Nissan Pulsar, o urbano Opel Karl ou o resistente Skoda Fabia.
Para isso terão contribuído as linhas aerodinâmicas com que foi concebido assim como uma motorização que se caracteriza pela rapidez de resposta mesmo a baixas rotações (binário máximo a partir das 1400rpm), não esquecendo a economia de consumos: num percurso variado, obtivemos uma excelente média de 4,5 l/100km. O motor vem acoplado a uma caixa manual de seis velocidades, de relações longas, precisa e de fácil manuseio.
Outro atributo deste propulsor de nova geração, estreado com o CX-3, é a baixa emissão de ruído, o que contribui para o conforto de condução.
Audi A4 2.0 TDI 190 Cv: Um premium para executivos
Entre os executivos, categoria em que também concorriam o refinado DS5 Sport Chic e o eficiente Skoda Superb 1.6 TDI, o Audi A4, que também se encontrava entre os finalistas para o troféu máximo assim como o Skoda, acabaria por se destacar. Com o bloco de 2.0 e 190cv, o carro mostra-se mais que competente, conseguindo até ser bastante animado, sobretudo quando se recorre aos diferentes modos de condução. E, apesar das boas performances, o A4 é capaz de ser parcimonioso nos consumos, não indo muito além dos 7,0l mesmo com uma condução mais brusca.
Visualmente, mantém os traços que o caracterizam, apostando num estilo sóbrio, mas adopta várias características dinâmicas que o aproximam bastante do design dos seus irmãos maiores. À frente, destaque para uma nova grelha de lâminas prateadas, e para novos grupos ópticos: de série é equipado com luzes Xénon, mas é possível optar por LED ou Matrix. De perfil, observam-se linhas pronunciadas que, além de se imporem esteticamente, contribuem para uma melhoria nos coeficientes aerodinâmicos. Isto apesar de o carro estar maior.
Além disso, o Audi A4 conseguiu inovar no campo tecnológico, reunindo um pouco do que melhor se faz na casa de Ingolstadt em matéria de segurança e apoio à condução: sistema de estacionamento automático com 12 sensores, assistência à travagem em cidade e cruise control adaptativo – a utilidade deste último foi reconhecida pela atribuição do Prémio Inovação e Tecnologia ao qual concorriam sistemas tão díspares quanto o Mazda Skyactive, o Opel Onstar, o Volvo Sensus Connect e o VW Cam Connect.
Skoda Superb Break: Uma carrinha XXL
É tradicionalmente um dos prémios mais desejados, num mercado muito sensível a este tipo de carroçaria, e também habitualmente um dos mais concorridos. Este ano não foi diferente e reuniram-se na mesma corrida a luxuosa Audi A4 Avant, a cosmopolita e finalista do Carro do Ano Hyundai i40SW, a urbana Skoda Fabia Break e a gigante Skoda Superb Break de 2.0 e 190cv. O tamanho, em que a Superb é rainha absoluta, falou mais alto e a Skoda viu a sua carrinha ser premiada.