Outra marca britânica a dar nas vistas é a Jaguar, com o novel e radical Jaguar F-Type SVR. Com várias alterações que permitiram reduzir o peso, aumentar a potência e melhorar a aerodinâmica, o carro terá uma versão coupé e outra roadster. A dar-lhe vida, um V8 de 5.0 litros sobrealimentado e capacidade para desenvolver uma potência equivalente a 575cv e um torque de 700 Nm. O SVR chega aos 100 km/h em 3,5s, atingindo os 320 km/h no caso do coupé (o descapotável fica-se por uns “tímidos” 313 km/h).
Já no caso da Bentley, é apresentada a versão mais potente do Flying Spur V8 S. O modelo, distinguido no nome por um S e no visual por uma grelha preta e um difusor Beluga, esconde um V8 de 4.0 litros biturbo, sendo capaz de desenvolver 528cv e um torque máximo de 680 Nm. Dos 0 aos 100 km/h, demora 4,9s, atingindo uma velocidade máxima de 306 km/h.
Para a McLaren a aposta não vai tanto para a potência, mas para a comodidade. E isso quer dizer que o novo McLaren 570GT é fraquinho? Nem por isso. O motor é o conhecido 3.8 V8 biturbo da marca, debitando uns expressivos 570cv que permitem uma aceleração dos 0 aos 100 km/h em 3,4s e uma velocidade máxima de 328 km/h. Mas, paralelamente, a marca decidiu reforçar o luxo e o conforto, apresentando o 570GT como um carro apto para o dia-a-dia. Além de parecer mais espaçoso e de a visibilidade ter sido um ponto-chave nas várias intervenções, traz acabamentos em pele, bancos eléctricos, sensores de estacionamento. E, não menos importante, chega mais silencioso.
Alemanha no contra-ataque
Se há carro que é sinónimo de luxo é o Série 7 da BMW. E, em Genebra, pretende-se provar que o luxo pode andar de mãos dadas com a potência, com dois exemplos. O primeiro é o Alpina BMW B7 xDrive. Sem que o conforto tenha sido sequer beliscado, o Alpina B7 surge de um feliz casamento entre a BMW e a Alpina, apresentando ambições desportivas. Com um V8 biturbo de 4.4 litros acoplado a uma transmissão automática de oito relações com o sistema Alpina Switch Tronic, feito em parceria com a gigante ZF, apresenta uma potência de 608cv e um binário máximo de 800 Nm. Dos 0 aos 100 km/h acelera em 3,6s, sendo a velocidade máxima de 311 km/h. O outro exemplo chega directamente das linhas de produção da BMW, com o M760Li xDrive que incorpora pacote aerodinâmico com pára-choques mais agressivos na dianteira e spoiler traseiro, escape desportivo e rodas exclusivas de 20’’ com pneus Michelin Pilot Super Sport. Sob o capot, um V12 biturbo de 6.6 litros preparado pela divisão M Performance. O resultado: 608cv e torque de 800 Nm.
De Estugarda, chegam dois modelos a estrear: Mercedes AMG C43 Coupe e Mercedes Classe C Cabrio. O primeiro promete ser uma alternativa mais económica ao C63 AMG, sendo equipado com um V6 3.0 biturbo de 367cv, acoplado a uma transmissão de nove velocidades. O Classe C Cabrio também promete atrair olhares, sobretudo quando se trata do primeiro descapotável da gama. O tecto é em tecido e os blocos propostos serão os mesmos da restante família. Ideal para quem apenas pode sonhar com o Classe S Cabriolet.