Fugas - Motores

  • Denis Balibouse/Reuters
  • A Bugatti apresenta o Chiron: 1500cv e uma capacidade para atingir  mais de 450 km/h
    A Bugatti apresenta o Chiron: 1500cv e uma capacidade para atingir mais de 450 km/h Denis Balibouse/Reuters
  • Com cerca de duas toneladas, o modelo da casa francesa acelera dos 0 aos 100 km/h em 2,0s
    Com cerca de duas toneladas, o modelo da casa francesa acelera dos 0 aos 100 km/h em 2,0s Denis Balibouse/Reuters
  • O interior do Chiron exibe luxo até ao mais ínfimo detalhe
    O interior do Chiron exibe luxo até ao mais ínfimo detalhe Denis Balibouse/Reuters
  • Sob a capa do motor, um motor de 8.0 litros e 16 cilindros em W, apoiado por quatro turbos
    Sob a capa do motor, um motor de 8.0 litros e 16 cilindros em W, apoiado por quatro turbos Denis Balibouse/Reuters
  • O Centenario serve para assinalar os cem anos sobre o nascimento de Ferruccio Lamborghini
    O Centenario serve para assinalar os cem anos sobre o nascimento de Ferruccio Lamborghini Denis Balibouse/Reuters
  • Com 770cv, acelera dos 0 aos 100 km/h em 2,8s
    Com 770cv, acelera dos 0 aos 100 km/h em 2,8s Denis Balibouse/Reuters
  • O carro será produzido em edição limitada
    O carro será produzido em edição limitada Denis Balibouse/Reuters
  • O Centenario está equipado com um V12 de 6.5 litros
    O Centenario está equipado com um V12 de 6.5 litros Denis Balibouse/Reuters
  • A renovação do FF que dá origem ao Ferrari GTC4Lusso
    A renovação do FF que dá origem ao Ferrari GTC4Lusso Denis Balibouse/Reuters
  • No interior, tudo é direccionado para o condutor
    No interior, tudo é direccionado para o condutor Denis Balibouse/Reuters
  • O GTC4Lusso debita uns impressionantes 690cv às 8000rpm e um binário máximo de 695 Nm
    O GTC4Lusso debita uns impressionantes 690cv às 8000rpm e um binário máximo de 695 Nm Denis Balibouse/Reuters
  • A aceleração aos 100 km/h consegue-se em 3,4 segundos, sendo a velocidade máxima de 334 km/h
    A aceleração aos 100 km/h consegue-se em 3,4 segundos, sendo a velocidade máxima de 334 km/h Denis Balibouse/Reuters
  • Mercedes Classe C Cabrio, o primeiro descapotável da gama
    Mercedes Classe C Cabrio, o primeiro descapotável da gama Denis Balibouse/Reuters
  • O BMW M760Li xDrive chega com um V12 biturbo de 6.6 litros preparado pela divisão M Performance
    O BMW M760Li xDrive chega com um V12 biturbo de 6.6 litros preparado pela divisão M Performance Denis Balibouse/Reuters
  • O M760Li xDrive incorpora um pacote aerodinâmico com pára-choques mais agressivos na dianteira
    O M760Li xDrive incorpora um pacote aerodinâmico com pára-choques mais agressivos na dianteira Denis Balibouse/Reuters
  • O sucessor do protagonista de
    O sucessor do protagonista de "Spectre", o último filme de James Bond, dá pelo nome de Aston Martin DB11 Denis Balibouse/Reuters
  • O carro traz muitas novidades, a começar por uma nova e mais leve plataforma
    O carro traz muitas novidades, a começar por uma nova e mais leve plataforma Denis Balibouse/Reuters
  • O motor é um novo V12 de 5.2 litros biturbo
    O motor é um novo V12 de 5.2 litros biturbo Denis Balibouse/Reuters
  • O carro traz também uma nova assinatura luminosa
    O carro traz também uma nova assinatura luminosa Denis Balibouse/Reuters

Continuação: página 3 de 4

Salão de Genebra: O renascer da confiança acelera a fundo na Suíça

Da mesma cidade alemã há novidades com a Porsche. A celebrar os 20 anos do emblemático Boxter, acelera com o Porsche 718 Boxster, em que se destaca a disposição em linha de quatro cilindros para o 2.0 litros (300cv e 380 Nm). Mas, apesar desta nova linha de orientação da marca, a privilegiar os consumos, não se pense que a filosofia mudou. Prova disso é a revelação do 911 R, um carro que a marca afirma ser exclusivamente para puristas. Com o mesmo motor do GT3, um seis cilindros boxer atmosférico, produz mais de 500cv, acelerando dos 0 aos 100 km/h em 3,8s e atingindo os 324 km/h.

Os SUV estão na moda

Generalistas, premium, de luxo. Actualmente não há marca automóvel que queira ficar de fora do grande filão que se tem revelado o segmento dos SUV. 

É o caso da Audi, que tem como destaque na Suíça dois SUV: o Q2, que passa a ser o menor veículo da gama Q da marca, tendo por base a plataforma MQB (a do VW Polo) e motores similares aos do A1; e o RS Q3 Performance, que se destaca do Q3 normal pelo potente motor 2.5 turbo de cinco cilindros em linha com 367cv, que lhe permite acelerar dos 0 aos 100 km/h em apenas 4,4s e atingir os 270 km/h.

Também a seguir a filosofia do “quando não os podes combater, junta-te a eles” está a Maserati ao apresentar em estreia o Levante. 


O primeiro SUV da marca italiana de luxo pode ser adquirido com um motor V6 3.0 a gasolina de 350cv e 430cv ou um diesel V6 3.0 de 250cv, 275cv e 340cv. Estão ainda previstas versões com motor V8 e, em 2017, um híbrido plug-in.

Neste patamar, referência ainda ao BMW X4 M40i, a versão mais potente da gama X4, com motor 3.0 a gasolina com 360cv, e ao Range Rover Evoque Cabrio, a variante descapotável (capota de lona) deste SUV da Land Rover

Num degrau abaixo, a Seat apresenta o Ateca, construído sobre a mesma plataforma modular MQB do Audi Q2, mas com preço mais acessível (cerca de 24.000€ a versão 1.0 TSI a gasolina de 115cv). Com motorizações a gasolina e gasóleo até 190cv, a mais popular deverá ser a 1.6 TDI diesel com 115cv. 

Já Kia apresenta o Niro, um SUV híbrido gasolina/eléctrico com potência conjunta de 141cv, 3,7 l/100km de consumo e 89 g/km de emissões. Um concorrente directo é o Toyota C-HR, um SUV híbrido, construído sobre a mesma plataforma e com o mesmo sistema de propulsão do Prius.

Relevante para Portugal é o SUV Concept da Volkswagen, que dará origem a um SUV compacto, o mais pequeno e acessível da gama da marca e que será produzido na AutoEuropa. Por sua vez, a Skoda, a marca checa do grupo Volkswagen, apresenta o Vision S, um protótipo que antecipa o seu futuro SUV híbrido plug-in.

O novo Compass da Jeep, um SUV do segmento C construído sobra a plataforma do Renegade, vem substituir o anterior Compass e o Patriot. A Opel exibe o Mokka X, uma versão renovada do seu pequeno SUV, que, penalizado pela sua silhueta, continuará a ser Classe 2 nas portagens lusas.

Sorte distinta terá decerto a renovação do 2008, o SUV compacto da Peugeot, a ser lançado no Verão em Portugal e que estreia a plataforma EMP2, para além da inclusão de mais equipamento e um novo nível – GT Line.

--%>