Da mesma cidade alemã há novidades com a Porsche. A celebrar os 20 anos do emblemático Boxter, acelera com o Porsche 718 Boxster, em que se destaca a disposição em linha de quatro cilindros para o 2.0 litros (300cv e 380 Nm). Mas, apesar desta nova linha de orientação da marca, a privilegiar os consumos, não se pense que a filosofia mudou. Prova disso é a revelação do 911 R, um carro que a marca afirma ser exclusivamente para puristas. Com o mesmo motor do GT3, um seis cilindros boxer atmosférico, produz mais de 500cv, acelerando dos 0 aos 100 km/h em 3,8s e atingindo os 324 km/h.
Os SUV estão na moda
Generalistas, premium, de luxo. Actualmente não há marca automóvel que queira ficar de fora do grande filão que se tem revelado o segmento dos SUV.
É o caso da Audi, que tem como destaque na Suíça dois SUV: o Q2, que passa a ser o menor veículo da gama Q da marca, tendo por base a plataforma MQB (a do VW Polo) e motores similares aos do A1; e o RS Q3 Performance, que se destaca do Q3 normal pelo potente motor 2.5 turbo de cinco cilindros em linha com 367cv, que lhe permite acelerar dos 0 aos 100 km/h em apenas 4,4s e atingir os 270 km/h.
Também a seguir a filosofia do “quando não os podes combater, junta-te a eles” está a Maserati ao apresentar em estreia o Levante.
O primeiro SUV da marca italiana de luxo pode ser adquirido com um motor V6 3.0 a gasolina de 350cv e 430cv ou um diesel V6 3.0 de 250cv, 275cv e 340cv. Estão ainda previstas versões com motor V8 e, em 2017, um híbrido plug-in.
Neste patamar, referência ainda ao BMW X4 M40i, a versão mais potente da gama X4, com motor 3.0 a gasolina com 360cv, e ao Range Rover Evoque Cabrio, a variante descapotável (capota de lona) deste SUV da Land Rover
Num degrau abaixo, a Seat apresenta o Ateca, construído sobre a mesma plataforma modular MQB do Audi Q2, mas com preço mais acessível (cerca de 24.000€ a versão 1.0 TSI a gasolina de 115cv). Com motorizações a gasolina e gasóleo até 190cv, a mais popular deverá ser a 1.6 TDI diesel com 115cv.
Já Kia apresenta o Niro, um SUV híbrido gasolina/eléctrico com potência conjunta de 141cv, 3,7 l/100km de consumo e 89 g/km de emissões. Um concorrente directo é o Toyota C-HR, um SUV híbrido, construído sobre a mesma plataforma e com o mesmo sistema de propulsão do Prius.
Relevante para Portugal é o SUV Concept da Volkswagen, que dará origem a um SUV compacto, o mais pequeno e acessível da gama da marca e que será produzido na AutoEuropa. Por sua vez, a Skoda, a marca checa do grupo Volkswagen, apresenta o Vision S, um protótipo que antecipa o seu futuro SUV híbrido plug-in.
O novo Compass da Jeep, um SUV do segmento C construído sobra a plataforma do Renegade, vem substituir o anterior Compass e o Patriot. A Opel exibe o Mokka X, uma versão renovada do seu pequeno SUV, que, penalizado pela sua silhueta, continuará a ser Classe 2 nas portagens lusas.
Sorte distinta terá decerto a renovação do 2008, o SUV compacto da Peugeot, a ser lançado no Verão em Portugal e que estreia a plataforma EMP2, para além da inclusão de mais equipamento e um novo nível – GT Line.