Fugas - notícias

Luís Maio

Continuação: página 2 de 5

Ilhas Cíes: A Galiza cada vez mais selvagem

Chegados a este ponto, convém mencionar as apertadas restrições a que a frequentação das ilhas é actualmente sujeita. Começa pela temporada de visitas, que se restringe aos meses de Verão. Mesmo nessa época do ano, no entanto, têm uma lotação máxima de 2200 pessoas por dia e de 800 pernoitas no parque de campismo, controladas pelos ingressos registados em ambos.

Isto na Ilha Monteagudo-Faro, também conhecida por Ilha do Norte, porque para a outra de San Martín ou do Sul não há qualquer transporte público, sendo apenas admitidas embarcações privadas e devidamente autorizadas. A maior parte da gente que vive nas redondezas vai e volta no mesmo dia. Já para quem decide ficar pelo menos uma noite, a chegada ao embarcadouro de Rodas pode resultar algo frustrante.

Chega-se com a mochila às costas, as tendas, os sacos-cama, eventualmente os fogões e o resto da tralha para cozinhar. Mas o parque de campismo não é ali - fica uns bons 700 metros mais à frente, quase na outra ponta da praia de Rodas. A chatice é que na ilha também não há táxis, nem qualquer forma de transporte motorizado e os carrinhos de mão disponibilizados pelo camping para carregar a bagagem são menos de meia dúzia. Quem sabe, desembarcou primeiro e agarrou os que estavam livres. Os outros devem arrastar os trastes debaixo do sol (ou da chuva), ou fazer o mesmo caminho duas vezes, uma para ir buscar o carro, a outra para carregar as coisas lá dentro.

Banhos e excursões

O incómodo com as bagagens é, porém, o tipo de inconveniente que se apaga de imediato do espírito, até chegar a hora de voltar a zarpar.

Justificadamente, aliás, quando pelo caminho se vai ganhando apetite para o mais popular atractivo da ilha: a praia de Rodas, um esplêndido areal de areias finas e brancas, que se alonga em forma de unha por um quilómetro, pontuada por dunas naturais e bordejada por águas cristalinas de cor turquesa. Lembra bastante a praia de Porto Santo, com a substancial mais-valia de aqui não haver hotéis, nem na verdade quaisquer infra-estruturas em cima da praia.

A maior parte dos visitantes abanca logo nas imediações do molhe, onde atraca o ferry, os outros nas vizinhanças do camping, ou seja, no extremo oposto da Ilha do Farol. Desta ocupação bipolar resulta que a maior extensão de areal permanece quase sempre vazia. É seguramente uma praia de catálogo de férias, mas não será para todos os gostos e há pelo menos mais oito alternativas nas imediações. Vai de Figueiras, uma praia de nudistas também conhecida como dos Alemães, convenientemente flanqueada por um bosque cerrado de altos eucaliptos, a pequenas conchas de areia, aconchegadas por falésias, como a das Margaridas e a de Nossa Senhora.

As temperaturas nas Cíes são em média dois a quatro graus acima das registadas na costa de Vigo, atingindo frequentemente os 30 graus no pico do Verão. É ideal para fazer praia, mas também convida a dar passeios e explorar a ilha ao nascer ou ao fim do dia, quando as temperaturas baixam um pouco.

Não há estradas na Ilha do Norte, mas em compensação encontram-se cinco trilhos pedonais, devidamente assinalados. Acabam por ser dois com variantes, um para a esquerda e outro para a direita do posto de informação, colocado à entrada da praia de Rodas.

--%>