Fugas - notícias

Imagem do vulcão e da pluma de cinzas tirada pela NASA

Imagem do vulcão e da pluma de cinzas tirada pela NASA Reuters/Nasa

Aeroportos do norte da Alemanha reabrem após passagem de cinzas vulcânicas

Por Fugas

A Alemanha encerrou o espaço aéreo no norte do país esta madrugada, depois das cinzas vulcânicas do vulcão islandês Grimsvotn terem atingido o território, mas os aeroportos afectados começam a voltar ao normal. Entretanto a erupção já é dada como extinta.

Cinzas vulcânicas já só afectam a Escandinávia e devem dissipar-se hoje

Vulcão islandês anula voos, milhares de passageiros bloqueados na Escócia

Erupção de vulcão condiciona espaço aéreo islandês

Os aeroportos de Bremen, Hamburgo e Berlim fecharam, respectivamente, pelas 03h00, 04h00 e 09h00. Mas Bremen foi, entretanto, reaberto e é esperado que a situação normalize nos restantes a partir da tarde, segundo o ministro alemão dos Transportes, Peter Ramsauer.

A Bélgica, a Noruega, a Suécia e a Dinamarca também podem vir a ser afectadas pelas cinzas, enquanto na Escócia e na Inglaterra o tráfego aéreo já voltou ao normal.

Entretanto a erupção do vulcão islandês Grimsvotn foi dada como quase extinta. "Não houve nenhuma actividade desde as 02h00. A pluma praticamente desapareceu ", disse um geólogo do Instituto Meteorológico da Islândia, Sigthrudur Armannsdottir, à AFP.

A situação do Grimsvotn, activo desde sábado, parece ser bastante diferente do outro vulcão islandês, o Eyjafjallajokull, que em Abril do ano passado afectou praticamente todo o espaço aéreo europeu.

PÚBLICO | Islândia: Grimsvotn

--%>