Fugas - notícias

Ingolfur Bruun/Reuters

Cinzas vulcânicas já só afectam a Escandinávia e devem dissipar-se hoje

Por Público

O espaço aéreo europeu está quase normalizado. Os restos da nuvem de cinzas libertada pelo vulcão islandês afectam apenas a Noruega e a Suécia e deverão dissipar-se hoje. Especialistas esperam para amanhã o fim da erupção do vulcão.

Aeroportos do norte da Alemanha reabrem após passagem de cinzas vulcânicas
Vulcão islandês anula voos, milhares de passageiros bloqueados na Escócia
Erupção de vulcão condiciona espaço aéreo islandês

De momento, apenas sai vapor de água do Grimsvotn, que entrou em erupção no sábado. Este cenário não coloca qualquer perigo para o tráfego aéreo, existindo apenas pequenas perturbações sobre a Noruega e a Suécia, causadas pelas cinzas expelidas há quatro dias pelo vulcão, informou o Eurocontrol, a entidade europeia da segurança aérea.

No Reino Unido já não existem perturbações no espaço aéreo. A situação no norte da Alemanha também melhorou durante o dia de ontem e os aeroportos de Hamburgo, Bremen e Berlim reabriram.

A deposição de cinzas vulcânicas está agora confinada às proximidades do vulcão, informa hoje o Instituto islandês de Meteorologia. "Não está a ser detectada nenhuma nuvem de cinzas e nem se espera que isso venha a acontecer", acrescenta, em comunicado, aquele instituto islandês. Contudo, o vulcão ainda continua activo, embora com uma actividade sísmica muito baixa e que continua a diminuir, segundo o Serviço Geológico Britânico (BGS).

PÚBLICO 

--%>