Fugas - notícias

"Cabritinho assado no forno"

O país à mesa no festival de gastronomia de Santarém

Por Fugas

“O País à sua Mesa” é o lema de mais uma edição do Festival Nacional de Gastronomia de Santarém, que toma conta da Casa do Campino de 21 de Outubro a 6 de Novembro. Na cidade que há pouco acolheu as 7 Maravilhas da Gastronomia, restaurantes de todo o país dão a provar o que de melhor se faz em cada região.

Para quem nunca visitou o Festival, que vai já na sua 31ª edição, fique a saber que há duas formas de desfrutar do evento: as tasquinhas, onde se pode petiscar aqui e ali, mas também fazer refeições completas, e os almoços temáticos que são da responsabilidade das entidades de turismo.

O primeiro almoço temático acontece no sábado, 22, e pertence ao Turismo de Lisboa e Vale do Tejo que escolheu a caça como tema para a refeição. A cozinha estará a cargo das Equipas Olímpicas de Culinária.

Para além dos almoços regionais (incluindo um dia de Espanha, com a Galiza a representá-la), haverá ainda dias dedicados ao arroz de cabidela e à caldeirada, com demonstrações, ao cozinheiro, com um workshop sobre competição culinária, ao arroz carolino das Lezírias Ribatejanas - também com demonstrações, e um dia da Associação de Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal, durante o qual haverá um seminário aberto aos profissionais do sector e público em geral.

Para aproveitar, há ainda o III Concurso do Petisco e das Sopas, dividido por dois dias (25 de Outubro e 3 de Novembro). Os doze restaurantes portugueses presentes no Festival (são 13 com a Galiza, que não entra na petiscada) vão apresentar as suas propostas num espaço denominado o balcão do petisco.

Depois de petiscar, peça o boletim de voto e escolha o seu favorito. A tarefa apresenta-se árdua, pois terá que optar entre alheiras de Vinhais, sopa da pedra, pezinhos de coentrada ou papas de sarrabulho, entre pataniscas ou sopa de cação.

As Equipas Olímpicas da Culinária (duas equipas de chefes de cozinha portugueses que representam o país em competições internacionais) têm outra participação neste Festival, no dia 30, com uma exposição de Arte Culinária e Harmonia dos Vinhos com a Comida.

Para além da gastronomia, o programa é também feito de animação: pelo palco da Casa do Campino passarão, entre outros, André Sardet, João Pedro Pais, Herman José e Joana Amendoeira.

No dia da inauguração a entrada é grátis. Nos outros dias custa €2,5. Para as tasquinhas é só preciso entrar e escolher. Para os almoços temáticos é necessária reserva.

Festival Nacional de Gastronomia | Facebook

--%>