Fugas - notícias

Rui Gaudêncio

Lisboa é destino obrigatório em 2012 segundo leitores da Lonely Planet

Por Mauro Gonçalves

Lisboa é um dos dez destinos a visitar em 2012, segundo os leitores dos guias de viagens Lonely Planet. A "riqueza do seu património" e gastronomia valeram à capital portuguesa o segundo lugar da lista, tendo sido ultrapassada apenas pela islandesa Reiquejavique.

A conceituada editora de viagens e turismo Lonely Planet (LP), que anualmente elege os "melhores" destinos turísticos, decidiu, pela primeira vez, auscultar os seus leitores sobre quais as melhores paragens para 2012. Depois de os próprios especialistas da LP terem incluído Porto e Guimarães entre os destinos top no guia "Best in Travel 2012”, chegou a vez de Lisboa merecer o voto dos leitores e integrar o top 10 dos "Readers' Choice Awards": a capital islandesa, Reiquiavique, é o destino mais recomendado para 2012, com 27% dos votos, seguida de Lisboa com 15%. Os leitores votaram ainda outro top, o de países, com a Islândia também a levar o maior número de recomendações – e, neste caso, sem Portugal à vista.

Nas cidades finalistas, de entre centenas de candidatas, votaram, noticia a LP, cerca de três mil pessoas. A LP resume que os leitores reconhecem em Lisboa "a sua fantástica história, a sua cultura, bem como a noite empolgante", o património e a gastronomia, o que terá tido reflexo nas votações.

Top 10 Readers’ Choice 2012 | Cidades: Reiquejavique (Islândia), Lisboa, Istambul (Turquia), Barcelona (Espanha), Londres (Reino Unido), Berlim (Alemanha), Banguecoque (Tailândia), Rio de Janeiro (Brasil), Nova Iorque (EUA) e Puebla (México).

Top 10 Readers’ Choice 2012 | Países: Islândia, Itália, Índia, Filipinas, Turquia, Colômbia, Reino Unido, Eslovénia, EUA, México.

Há poucos dias, a Lonely Planet elegia Guimarães, futura Capital Europeia da Cultura, como o 6.º destino a visitar no guia "Best Travel 2012". Já no ranking "Best Value", que apura os destinos com o melhor rácio qualidade-preço, o Porto surgia em 4.º lugar.

LP Readers’ Choice 2012

--%>