Fugas - notícias

A 2ª Reunião Nacional Portugueses EmViagem realiza-se no próximo sábado no Padrão dos Descobrimentos

A 2ª Reunião Nacional Portugueses EmViagem realiza-se no próximo sábado no Padrão dos Descobrimentos Lionel Balteiro/Arquivo

Viajantes portugueses partilham viagens no Padrão dos Descobrimentos

Por Mauro Gonçalves

O Padrão dos Descobrimentos será palco, no sábado, de um novo encontro de viajantes portugueses em Lisboa. É a 2.ª reunião do grupo Portugueses EmViagem, desta feita em cenário à medida do tema. Uma dezena de convidados, com experiência em calcorrear o mundo, falará sobre temáticas viajantes e trocará dicas e experiências.

Depois de uma primeira "reunião nacional", em Outubro, os Portugueses EmViagem - grupo informal de viajantes unidos pela Internet - voltam a encontrar-se a 17 de Dezembro, desta vez num local "com significado": o Padrão dos Descobrimentos. "Será uma homenagem a tantos viajantes extraordinários. Sem falar no passado, mas mostrando que, nos Portugueses EmViagem, há um espírito de descoberta e aventura que não desapareceu", resumiu à Fugas João Gomes de Oliveira, mentor da iniciativa, que conta com o apoio da Câmara Municipal de Lisboa e da EGEAC, empresa municipal responsável pela Gestão de Equipamentos e Animação Cultural.

A comunidade, com grupo no Facebook, nasceu em Março e continua em crescimento, contando actualmente com cerca de 650 membros. Na primeira reunião, ficaram de fora muitos viajantes que desejavam participar e, por isso, decidiram, apenas dois meses depois, criar nova oportunidade de encontro. "Existem imensos viajantes portugueses ainda desconhecidos e muitas histórias por contar", explicou Oliveira.

Este é, assim, o segundo encontro de Portugueses EmViagem, grupo pensado para todos os que partilham a "vontade de descobrir". Para esta edição, João promete a mesma experiência de troca de relatos, ideias e conselhos ao vivo, mas com novas histórias: "Desta vez vamos ter outras pessoas, de zonas diferentes e que também viajam de formas também diferentes", reiterou.

Ao longo do dia, entre muitas temáticas, poderão reviver-se aventuras como a de Alexandre Páris e Tiago Santos, que foram de bicicleta de Lisboa ao Tajiquistão, passear pela Índia, Japão ou América do Sul ou receber conselhos práticos de Pedro Tavares de Oliveira sobre como utilizar a Internet da melhor forma para planear uma viagem. "Há um denominador comum: a autenticidade dos testemunhos [dos viajantes] e a forma genuína como vão partilhá-los", acrescentou o organizador.

O encontro é aberto a todos porque "os viajantes não se medem ao quilómetro". A entrada poderá ser adquirida no local (5€) no dia do evento, mas também através de pré-reserva, no site do grupo, até quinta-feira. O recinto tem espaço para 90 pessoas, lotação que "rapidamente esgotará", prevê o mentor do grupo.

Recentemente, Oliveira - veterinário e professor com muitos carimbos no passaporte, voluntariado pelo mundo, exposições de fotografia de viagem e palestras - explicava-nos como surgiu a comunidade: "Criei um grupo no Facebook e convidei amigos das viagens, que convidaram amigos...". "Acho que, juntos, já fomos ao mundo inteiro, de várias vezes e formas."

O conceito das reuniões, além do seu aspecto social, passa por inspirar próximas viagens: os palestrantes "não vão ali vender a história ou a fotografia"; "vão contar uma história, claro, mas são todas pessoas inspiradoras" e que podem "responder às perguntas que surgem". É que "há muitos portugueses unidos "pelo amor a viajar".

 
Os temas da 2.ª reunião Portugueses EmViagem

"Do Rovuma a Maputo: Viajar Sozinha em África", por Ivete Carneiro

"Heróis Desconhecidos dos Descobrimentos (Senhor Oliveira da Figueira e outros)", por Carlos Júlio

"Zero Emissões: de bicicleta de Lisboa ao Tajiquistão", por Alexandre Páris e Tiago Santos

"Como aproveitar ao máximo todos os recursos online na planificação de uma viagem?", por Pedro Tavares de Oliveira

"Dou-te um doce em troca de um beijo salgado", por Rosário Costa ("experiência de dar e receber em São Tomé e Príncipe")

"Os Descobrimentos de um Turista", por Ricardo Oliveira (no turismo podem ter-se "experiências marcantes")

"Daqui Ali: 50.000 quilómetros por terra", por António Pedro Moreira ("De Portugal ao Nepal, da Tailândia a Singapura e daí para casa")

"Como eu Descobri a Arte a Viajar", por Paula Pousinha (uma cientista, a arte, a viagem)

"Uma Viagem de Volta ao Mundo", por João Aguiar ("começou à boleia numa bomba de gasolina")

"Serendipity na América do Sul", por Madalena Patacho (uma bióloga por quatro países sul-americanos)

"Viajar no Japão", por Sofia Pinto (viagem e dicas de uma investigadora em Inteligência Artificial)

"Índia", por Teresa Amaro (como a Índia mudou a forma de ver o mundo desta professora)

--%>