O Porto é candidato a Melhor Cidade 2012 nos Design Awards da conceituada revista "Wallpaper", competindo com Londres, Berlim, Cidade do México e a chinesa Guangzhou.
Pub
Entre os pontos fortes da Invicta, a revista, uma "bíblia" mundial do design e tendências, sublinha a "revitalização" da vida cultural da Baixa, graças a "uma activa comunidade artística e estudantil".
Enquanto, por um lado, enaltece a geografia ribeirinha (com "as casas de granito" a "aglomerarem-se pelo terreno de acentuado declive"), por outro destaca a "atraente arquitectura moderna" assinada por nomes como Siza, Souto Moura ou Agostinho Ricca.
Já a "cena gastronómica" vem à baila tanto porque tem sido "bombardeada" com "restaurantes belissimamente projectados" - que dão direito a "vistas excepcionais" do oceano ou da cidade -, como pelas criações dos seus chefs.
A revista lista ainda algumas "pérolas" da cidade e vizinhanças: na "nova arquitectura", o Museu do Côa e o Teleférico de Gaia; nos restaurantes e bares, o Buhle, Café Candelabro e Era Uma Vez no Porto; na cena cultural, o Fantasporto, a zona de galerias da Miguel Bombarda e a zona de moda da Foz.