A abertura oficial é hoje e as festas decorrem ao longo de todo o dia. Jovem de mais de dois mil anos, a cidade dos arcebispos quer mostrar-se pronta para as curvas e promete 14 mil horas de acção ao longo de 2012 - serão mais de 500 eventos, destinados a criar animação ininterrupta entre espectáculos de todos os géneros, eventos desportivos e formativos, programas culturais e sociais ou grandes encontros internacionais.
E logo a marcar metafórica e fisicamente a regeneração, apresenta-se a sede e plataforma central da CEJ: o complexo GeNeRation, nascido da remodelação do antigo quartel da GNR. A programação do ano mais jovem de Braga assenta em três motes:
O Y.World promove o diálogo intercultural e o debate das questões europeias e inclui o Parlamento Europeu Jovem (Março), três cimeiras internacionais ou a Aldeia das Religiões sobre problemáticas religiosas - atenção ainda à European Tastes, com a eurogastronomia em jogo (em Outubro).
O Y.You inclui iniciativas ligadas à educação, empreendorismo ou criatividade e tecnologia - soma espectáculos musicais, feira do emprego, concursos de ideias, festival de som e imagem ou o campeonato mundial universitário de futsal.
Já sob o chapéu Y.Life, trabalha-se a qualidade de vida e a inclusão social centrando-se na vida urbana, o que inclui cursos de história sobre a cidade, revivências da Bracara Augusta, think tank juvenil ou o YHelp - com o voluntariado em destaque, arte urbana ou eventos futuristas.
O centro histórico vai andar sempre animado com apresentações de projectos culturais locais e é de não esquecer que a CEJ abençoa também os 22.º Encontros da Imagem, o festival de música Semibreve ou as festas académicas.
Em jogo ainda uma parceria com a MTV que poderá acrescentar uma dezena de grandes concertos e festas.
Lá mais para Setembro (dia 8), vive-se a noite mais longa com uma "grande instalação artística" durante 24h, uma Noite Branca repleta de música, performances ou projecções multimédia. E para o final do ano, a CEJ terminará com pompa e uma gala que marcará a passagem de testemunho para a capital jovem de 2013, Maribor (Eslovénia) - precisamente a co-Capital Europeia da Cultura este ano com Guimarães.
SÁBADO, 14
A partir das 10h, há festa por todo o lado, com o centro histórico a vibrar de animação: mimos, bombos e percussão, gaitas e danças, hip hop, teatro, cavaquinhos e marchas, capoeira e até um ritual anti-chuva, etc., etc. Ao final da tarde, o ponto alto da cerimónia, na Avenida da Liberdade: das 18h às 19h: Mobile acts/Parade com White Wings e Aliens; às 19h: Espetáculo Inaugural com os Drumatical Theatre; às 20h: DJs convidado. E a festa continua o resto da noite, o resto do ano.