1. PORTUGAL, Guimarães
{Capital Europeia da Cultura}
Portugal até "nasceu" ali, mas no século XXI Guimarães é uma das mais jovens cidades do país, com uma grande percentagem de habitantes com menos de 30 anos. Essa mescla de história e juventude já era um atractivo que não passava despercebida lá fora: o artigo do New York Times em Julho do ano passado é disso sintomático e em 2012 a cidade minhota é presença recorrente na imprensa especializada nas listas de destinos a visitar. O factor decisivo é a sua investidura como Capital Europeia da Cultura, tornando-se a terceira cidade portuguesa a assumir este trono.
Ao longo do ano, a agenda soma mais de 600 eventos entre música, teatro, fotografia, cinema, artes plásticas, dança, arquitectura, literatura, pensamento e artes de rua. E tudo isto terá por cenário uma cidade com um centro histórico Património Mundial da UNESCO, único na preservação das características medievais que se harmonizam com a vida agitada de ponto de encontro de gerações.
E são muitas as que cruzaram as pedras desta cidade, donde houve Portugal e onde tanto nos remete para os primórdios da nacionalidade. Do castelo ao Paço dos Duques de Bragança, na Colina Sagrada, onde D. Afonso Henriques continua a olhar o país que fundou, do Parque de São Mamede onde Portugal se forjou a ferro e fogo à Penha sacralizada em grutas-santuários, da românica Capela de São Miguel onde o primeiro rei foi baptizado à gótica Igreja de Nossa Senhora da Oliveira, "herança" de Aljubarrota, percorremos séculos de História e de fé.
E aproveitamos ali mesmo o Padrão do Salado para começarmos a viagem pelas ruas e praças do casco antigo, do Largo da Oliveira à Praça de Santiago, passando sob os arcos dos antigos Paços do Concelho, entre casas com alpendres, traves de madeira e sardinheiras, esplanadas e lojas, para nos descobrirmos fora de tempo - mas a caminho do futuro.
E, sublinhe-se, mesmo ao lado (a 25km), a capital de distrito, Braga, é Capital Europeia da Juventude 2012.
(A cerimónia oficial de inauguração da Guimarães 2012 é no dia 21 de Janeiro. Na abertura oficial conte-se com muita música (sob a designação de Afectos, desfilarão desde o guitarrista vimaranense Manuel d'Oliveira, o mestre-de-cerimónias, a Rão Kyao, dos Danças Ocultas ao Grupo de Caixas e Bombos Nicolinos), seguida de teatro (Berço de uma Nação servido pelo Centro de Criação para o Teatro e Artes da Rua e pelos catalães La Fura Dels Baus) e festa popular a invadir bares e ruas do centro histórico)
Guimarães 2012 | Turismo de Guimarães | { Braga 2012 }
FUGAS ESPECIAL GUIMARÃES
Dez passeios por Guimarães, dez séculos de arquitectura(s) aos nossos pés
MAIS Guimarães: Bares | Restaurantes | Hotéis | Programa (destaques)
2. ESLOVÉNIA, Maribor
{Capital Europeia da Cultura 2012}
No norte da Eslovénia, encravada entre a Áustria e a Hungria, está a cidade que divide com Guimarães o título de Capital Europeia da Cultura (CEC) 2012 - Maribor, a segunda cidade de um país que ainda não entrou na alta-roda do turismo internacional e isso talvez se deva à falta de tempo: afinal a pequena Eslovénia cumpre este ano apenas o vigésimo primeiro aniversário da sua independência da Jugoslávia (antes havia sido parte do império austro-húngaro e antes ainda da República de Veneza).