Fugas - notícias

Guimarães também vai ser uma capital mundial do vinho

Por Carla B. Ribeiro

A Capital Europeia da Cultura 2012 foi a cidade eleita para receber a 19.ª edição do Concurso Mundial de Bruxelas: de 4 a 6 de Maio, Guimarães receberá centenas de produtores, críticos e, claro, apreciadores de vinho de todo o mundo.
“É com enorme entusiasmo que o concurso vem a Guimarães, região considerada o berço de Portugal e coração do Vinho Verde, neste ano especial em que é Capital Europeia da Cultura”, considerou o director do Concours Mondial de Bruxelles (CMB), Thomas Costenoble.
 
O evento, internacionalizado desde 2006, deverá atrair à cidade centenas de produtores vitivinícolas de cerca de 40 nacionalidades. A concurso, estarão mais de 7400 vinhos a lutarem por uma medalha (prata, ouro e grande medalha de ouro) e pelo título de melhor na sua categoria.
 
Em destaque estará o vinho verde até porque, segundo Costenoble, a vinda do concurso a Guimarães “é um momento único, que vai permitir aos júris do CMB descobrirem ainda melhor a diversidade cultural, gastronómica e enológica da região”, particularmente o vinho verde, descrito pelo responsável como um vinho moderno: “acredito que graças à sua frescura, vivacidade e baixo teor alcoólico, o vinho verde  representa aquilo que o consumidor de qualquer canto do mundo cada vez mais procura num vinho”.

Na última edição do CMB, realizada no Luxemburgo, Portugal participou com cerca de 650 amostras e ganhou 235 medalhas.
--%>