Fugas - notícias

  • José Fernandes
  • José Fernandes
  • José Fernandes
  • José Fernandes
  • José Fernandes
  • José Fernandes
  • José Fernandes

Revolução do Intendente passa pela música e artistas, esplanadas e turistas

Por Público, Lusa

A água voltou a brotar da taça de pedra no largo como não acontecia há umas sete décadas. É um sinal da renovação do Intendente. Para já, Julho está repleto de eventos no largo alfacinha, de Xutos & Pontapés a ópera, de teatro a actividades para miúdos e graúdos. O futuro: hostel, residências artísticas e de estudantes, cafés e esplanadas, percurso turístico e cultural.

"Ainda se fala hoje do Intendente como um espaço que não pode ser frequentado", resumia o presidente da autarquia alfacinha, António Costa, em conferência de imprensa de apresentação do projecto. Mas querem-se mudanças neste largo (e arredores) da Mouraria. Este é o primeiro fim-de-semana de uma agenda cultural para chamar público à zona. Objectivos: atrair portugueses e turistas mas também investimento. Mote: "Intendente - Renasce um Largo para a Cidade".

"Depois das fases de intervenção no espaço público, no edificado e do Plano de Desenvolvimento Comunitário da Mouraria (PDCM), esta é a fase de dar a conhecer o largo e o bairro da Mouraria, que apesar de ser um dos mais antigos, é também um dos menos conhecidos", afirmou Costa, que há cerca de um ano instalou no local um gabinete de trabalho. A mudança passou, inclusive, por obras em parte da antiga fábrica de cerâmica Viúva Lamego, imóvel de interesse público.

Após a renovação da praça, o largo mantém o seu quê de árido e parecem faltar sombras mas a água, como não acontecia desde os anos de 1940, voltou a brotar da velha taça de pedra. Os grandes plátanos que lá existiam foram arrancados e substituídos por outros da mesma espécie, mas ainda muito jovens e despidos de folhagem. Enquanto não há esplanadas ou comércio que abra portas para a novidade urbana, e se aguarda por mais frutos da actividade do Largo Residências - projecto e imóvel que dinamizará um laboratório de criação artística e um hostel -, avançam a música e as activididades culturais e de lazer.

Na próxima semana, deverá abrir o primeiro novo café com esplanada. Espera-se que se sigam outras novidades: "há muitos comerciantes interessados", que se têm dirigido ao Intendente para "tirar medidas, comparar preços", informou António Costa, citado pela Lusa.

Na área da segurança, continua em curso a obra na Rua da Palma para a instalação no Palácio da Folgosa de uma divisão da PSP com esquadra. A autarquia vai também reapresentar a recandidatura do projeto de videovigilância à Comissão de Proteção de Dados.

O "novo" Intendente segue-se, cerca de um mês depois, à renovação dos espaços e animação do Martim Moniz.


Xuto, ópera, teatro, fado, famílias...
A surpresa do cartaz para o Verão do largo é uma ópera: "La Bohème", de Pucinni, retrato da vida de intelectuais proletários em ambiente boémio. Será interpretada no largo pela Companhia de Ópera do Castelo a 20 de Julho (sexta-feira), a partir das 22h. O acesso é gratuito, tal como aos restantes eventos musicais. O pontapé de saída foi esta sexta com Boss AC e a agenda até final do mês inclui momentos que se esperam de grande afluência, ou não estivessem previstas as maiores estrelas do rock português para dia 14: Xutos & Pontapés invadem o Intendente a partir das 22h. Outra estrela, mas do fado, chega dia 28: Camané. Até lá, há muito mais: Coro Sinfónico Lisboa Cantat, com o maestro António Victorino d'Almeida (sábado, 7), Marta Hugon (a 13), o fadista Ricardo Ribeiro e Pedro Jóia (a 21). O teatro também terá uma noite dedicada, com o grupo Bando a apresentar "Ainda Não é o Fim", e há diversas noites com DJs programadas. Os domingos, a partir das 10h, contam com actividades para famílias, mercados de trocas, danças, eventos em redor das bicicletas ou a exposição Intendente(s) de Hélène Veiga Gomes (no Largo Residências).

--%>