Fugas - notícias

  • O fresco original antes do
    O fresco original antes do "restauro" e a versão pós-"restauro". Imagens divulgadas pelo Centro de Estudos Borjanos Centro de Estudos Borjanos
  • A igreja
    A igreja Centro de Estudos Borjanos

Continuação: página 2 de 2

O «restaurado» Cristo de Borja já é uma atracção turística


A cidade de Borja


Fica a cerca de 63km de Saragoça. O topónimo Borja vem do árabe e significa "a torre" ou "a fortaleza", uma referência à imponente fortaleza "da qual se conservam importantes vestígios das suas muralhas islâmicas". Elevada a cidade em 1438, tem no vinho uma das suas riquezas (denominação de origem: "Campo de Borja") - com direito a rota turística. Entre as atracções, soma Castelo, conventos e igrejas de diferentes épocas, exemplares admiráveis de arquitectura civil dos séc. XIV a XIX ou um imponente Parque de São Francisco, à entrada da cidade. O município tem cerca de 5 mil habitantes.


Santuário da Misericórdia

O Santuario da Misericórdia, a 672,5m acima do nível do mar, fica no monte La Muela Alta de Borja (a 67km de Saragoça e 5km de Borja), tendo uma altitude média de 784,10m. Está integrado num parque de fontes e pinhal. O santuário desenvolveu-se a partir de uma ermita do séc. XV. Segundo reza a história, foi encontrada uma imagem da Virgem com a inscrição Mater Misericordia, que teria sido enterrada aquando das invasões árabes. Foi decidido erigir uma igreja onde a imagem estivessem em destaque e, para tal, a velha ermida foi ampliada, nascendo assim o Santuário da Misericórdia. É nesta igreja tardo-gótica, peça central do conjunto monumental do santuário, que se encontra a obra "restaurada". Por aqui, um antigo edifício foi também renovado como albergue juvenil e, mais acima, a 848m, encontra-se outra ermida (Calvário), esta do séc. XVI. No parque do santuário, existe tambem um recente Eco Camping, que inclui parcelas para campistas e caravanas ou bungalows equipados, além de piscina, bar ou parque infantil.

Site oficial de Borja | Turismo Campo de Borja


No PÚBLICONova versão de Ecce Homo desperta piadas, petições e estudos

--%>