Fugas - notícias

  • Simulação de conteúdos
    Simulação de conteúdos
  • Simulação de conteúdos
    Simulação de conteúdos
  • Simulação de conteúdos
    Simulação de conteúdos
  • Representação incluída na inauguração da nova ala nascente
    Representação incluída na inauguração da nova ala nascente Enric Vives-Rubio
  • Simulação do espaço
    Simulação do espaço
  • O logotipo do novo espaço
    O logotipo do novo espaço

Lisboa Story Centre abre no Terreiro do Paço para reviver as Memórias da Cidade

Por Fugas

O projecto-âncora do novo Terreiro do Paço, um centro de interpretação dedicado à história da capital, está pronto para começar a contar histórias. Abre o Lisbon Story Centre - Memórias da Cidade.

"Uma plataforma de conhecimento e interactividade que, inspirada nos factos e eventos que moldaram Lisboa" destinada a levar "o visitante a descobrir o património, de forma lúdica e interactiva". É assim que a Associação Turismo de Lisboa (ATL) resume, em comunicado, a nova "estrela" do Terreiro do Paço, o Lisboa Story Centre - Memórias da Cidade, com 11 de Setembro como data de inauguração.

Este espaço high tech, projecto-âncora do renovado Terreiro do Paço e localizado na ala nascente - onde recentemente abriram uma série de restaurantes, discoteca ou museu da cerveja, garante uma viagem no tempo, com duração aproximada de uma hora, com auxílio de audioguia (disponível em vários idiomas) e recurso a efeitos especiais e recriações. O seu público-alvo são tanto os turistas como os lisboetas, existindo programas especiais para estudantes.  Embora não seja um museu, antes um espaço lúdico, garante-se o rigor histórico - na equipa do projecto, colabora o olissipógrafo José Sarmento de Matos.

A nova casa da memória, que se apresenta como "um projecto inédito no país" viverá dos "principais acontecimentos da memória colectiva da capital portuguesa", da Fundação ao 25 de Abril, com "particular enfoque no terramoto de 1755 e nos planos da Baixa Pombalina". Inclui uma "experiência imersiva", representada teatralmente, que dá a conhecer "os momentos marcantes da catástrofe natural que devastou Lisboa". Ao longo desta viagem, é de esperar que os odores das especiarias invadam as salas quando se falar dos Descobrimentos ou que a sala trema quando "chegar" o terramoto de 1755.

A cerimónia de inauguração do centro, marcada para as 11h do dia 11, contará, entre outros, com o presidente da autarquia lisboeta, António Costa, e o director-geral da Associação Turismo de Lisboa, entidades promotoras do projecto.

O Lisboa Story Centre -- Memórias da Cidade abrirá diariamente, das 10h às 20h, com a entrada a custar 9€.   

--%>