Fugas - notícias

  • Lisboa. No Miradouro de Santa Luzia
    Lisboa. No Miradouro de Santa Luzia Miguel Madeira
  • Lisboa. Ao elevador de Santa Justa
    Lisboa. Ao elevador de Santa Justa Vasco Neves/Arquivo
  • Porto visto do Yeatman
    Porto visto do Yeatman DR
  • Clérigos vistos de Era Uma Vez no Porto
    Clérigos vistos de Era Uma Vez no Porto Nelson Garrido
  • Lisboa. Nas Portas do Sol
    Lisboa. Nas Portas do Sol João Henriques/Arquivo
  • Lisboa. No Cais das Colunas
    Lisboa. No Cais das Colunas Joana Freitas/Arquivo

Lisboa e Porto entre as «100 cidades mais bonitas do mundo» segundo guia turístico chinês

Por Fugas, Lusa

Um guia turístico, já à venda nas livrarias chinesas, lista as "100 cidades mais bonitas do mundo". E começa logo por "Li Si Ben" (Lisboa, em chinês) e "Bo Er Tu" (Porto).

A capital portuguesa e a capital do Norte dão início à lista do guia chinês para as "100 cidades mais bonitas do mundo", ordenada por critérios geográficos - do extremo ocidental da Europa à Cidade do Cabo, na África do Sul.

O guia, com 200 páginas, noticia a Lusa, faz parte de uma série de cinco volumes que inclui uma seleção mundial de cem belezas cada, entre praças, catedrais, parques e museus. "Pu Tao Ya" (Portugal, em chinês) também tem presenças em alguns dos outros volumes: a ilha da Madeira é um dos "100 parques naturais mais bonitos do mundo"; o Terreiro do Paço, em Lisboa, é uma das cem praças selecionadas; e a Sé e os Jerónimos entram na escolha de catedrais.

No volume das "100 cidades mais bonitas do mundo", quase metade (48) ficam na Europa e dos outros sete países de língua portuguesa só há mais uma cidade entre as cem: Rio de Janeiro. A China tem quatro cidades na lista (Pequim, Xangai, Hong Kong e também é incluída a tibetana Lhasa ), menos que os Estados Unidos (seis) e Espanha (cinco).

Cada guia custa 50 yuan (6 euros), menos do que um bilhete de cinema e pouco mais do que um dia de salário mínimo em Pequim. Na última década, os livros de viagem, mapas e guias turísticos passaram a ocupar lugar de destaque nas livrarias das grandes cidades chinesas, acompanhando o acelerado crescimento da classe média.

Em 2011, o número de chineses que passaram férias fora do continente cresceu vinte por cento, para 69 milhões, e este ano deverá exceder os 80 milhões. A maioria ficou por Hong Kong e Macau, a nova capital mundial do jogo, já à frente de Las Vegas, mas cada vez há mais chineses a viajar para o sueste asiático, os Estados Unidos e a Europa - a Rússia, Alemanha, França e Itália são os destinos líderes. Pelas contas da European Travel Comission, em 2030, a Europa atrairá cerca de oito milhões de turistas chineses, mais de o dobro dos 3,8 milhões registados em 2010.   

Há três meses, o Turismo de Portugal reuniu em Pequim nove empresas portuguesas do sector, a maioria das quais agências de viagens, e cerca de trinta profissionais chineses, na maior acção do género promovida na capital chinesa. Apenas cerca de 40 a 50 mil turistas chineses visitaram Portugal em 2011 mas, segundo realçou na altura o director de promoção do Turismo de Portugal, Miguel Morais, a China "é um mercado emergente". "O turismo, na China, está numa fase de crescimento. Oxalá as empresas portuguesas saibam tirar partido das oportunidades", afirmou o mesmo responsável.

O site oficial do turismo português, www.visitportugal.com, já tem uma versão em chinês.

--%>