Vieram de diversos cantos do mundo e fazem malabarismo com a câmara, o bloco de notas e a caneta. Quase duzentos bloggers de viagens estão no Porto desde ontem, a participar na 4.ª conferência Travel Bloggers Unite (TBU), que termina no dia 12. Andam à descoberta da cidade para a dar a conhecer nos seus blogues.
A TBU é uma comunidade global de bloggers com sites sobre viagens. Manchester (Inglaterra) acolheu a 1.ª conferência, em Março de 2011, e, desde então, o evento já passou por Innsbruck (Áustria) e Úmbria (Itália). A escolha do Porto como sede da 4.ª conferência resulta de uma candidatura da Associação do Turismo do Porto e Norte e acontece numa altura em que o Porto vem conquistando reconhecimento internacional, tendo sido considerado o Melhor Destino Europeu de 2012. Oliver Gradwell, criador da TBU, salienta que o Porto, que assume como um caso de amor à primeira vista, oferece "história, cultura, muitas actividades" e "locais onde se pode comer ou beber".
O TBU é também uma boa oportunidade para partilhar experiências com outros bloggers. Até porque, destaca o neozelandês Craig Martin, há "algo estranho" nestas pessoas que, com frequência, fazem do site de viagens um trabalho a tempo inteiro: "Às vezes, conhecem-se há cinco anos e nunca se encontraram pessoalmente. Trocam e-mails e tweets, lêem as histórias de cada um, mas nunca se sentam a dizer "olá" ou a tomar um copo de vinho".
A organização do TBU-Porto conta receber cerca de 180 bloggers. A descoberta do Porto começou logo no primeiro dia. Ontem, numa visita guiada, alguns dos bloggers já registaram em textos e fotografias o que mais os impressionou.
O jamaicano Kerwin Mckenzie tem 47 anos, vive nos EUA e dedica-se exclusivamente à gestão de vários sites, como o travelblogger101.com (sobre como fazer blogues de viagens) ou o cruisinaltitude.com (com dicas para quem quer viajar). Já tinha passado por Lisboa, mas do Porto, Kerwin Mckenzie só conhecia o vinho. "Estou a achar a cidade fantástica. A visita ao Palácio da Bolsa foi incrível", diz.
Com o tablet nas mãos durante todo o percurso, fotografa tudo o que pode. "Uma das coisas de que mais gosto em Portugal são os azulejos, e eles estão por todo o lado. Podia passar o tempo todo a olhar para os azulejos", comenta, adiantando que vai elogiar o Porto no seu blogue. "Vale mesmo a pena visitar!"
Na Livraria Lello, Craig Martin revela que não sabia que esta livraria tinha sido eleita a "terceira mais bela do mundo" pela editora Lonely Planet. "Consigo perceber porquê". Craig Martin veio com a mulher, Linda, também blogger viajante, à conferência. Há seis anos que deixaram a Nova Zelândia para descobrir outros países. Nessa altura, criaram o blog indietravelpodcast.com "É quase um programa de rádio", explica Craig, contando que os conteúdos são destinados a viajantes que gostam de explorar um país sozinhos.
Até agora, o único som em que repararam foi o barulho do trânsito. Mas consideram que o Porto, em termos de paisagem urbana, é "espectacular", "com praças grandes e abertas e pequenos caminhos e galerias". "É um local de contrastes, visualmente muito apelativo", acrescenta Craig Martin, que pressente no Porto "boa energia". "Vemos as pessoas a passarem o tempo fora de portas, a viverem a cidade, o que é muito bom."
Cezar Dumitru sabia um pouco mais sobre a cidade. "Porto? Vinho. Futebol", responde de imediato, com a câmara fotográfica a balançar no pescoço. Fala ainda das pontes e da antiguidade da cidade. "O ambiente é muito bom, tem uma atmosfera boémia". Autor do blogue imperatortravel.ro, criado há três anos, veio da Roménia onde trabalha na área de marketing. Já esteve em 88 países. Garante que é preciso ter "paixão" para ser um blogger viajante.
Multimedia
Mais
Relacionados
Bloggers de viagens do mundo à descoberta do Porto