Fugas - notícias

  •  Big Band da Escola de Música do Conservatório Nacional
    Big Band da Escola de Música do Conservatório Nacional
  • Exposição
    Exposição "Bairro Alto: mutações e convivências pacíficas" (na imagem, a rua da Atalaia)
  • Há visitas guiadas pelo bairro
    Há visitas guiadas pelo bairro
  • espaço Bicicletas ao Alto, na Rua da Barroca, 110
    espaço Bicicletas ao Alto, na Rua da Barroca, 110
  • O Mob organiza uma Feira Precária e vai ter cabaret
    O Mob organiza uma Feira Precária e vai ter cabaret
  • Hemeroteca de Lisboa
    Hemeroteca de Lisboa
  • Visitas ao Museu da Farmácia
    Visitas ao Museu da Farmácia
  • Exposição Rostos do Bairro Alto
    Exposição Rostos do Bairro Alto
  • Há poemas no bar - será no Maria Caxuxa
    Há poemas no bar - será no Maria Caxuxa
  • Intervenção urbana - Beyond Visible na Galeria ZDB
    Intervenção urbana - Beyond Visible na Galeria ZDB
  • Encontro de Diários Gráficos
    Encontro de Diários Gráficos
  • Pedro Cunha

Bairro Alto celebra 499 anos com muita pedalada

Por Fugas

O Dia do Bairro Alto são muitos dias e muitas noites. O bairro capital da noite alfacinha celebra 499 anos a 15 de Dezembro e há uma semana de festejos e eventos de 9 a 16. A bicicleta é convidada especial e tem festival próprio.

"Corria o dia 15 de Dezembro de 1513 quando Lopo de Atouguia acordou com os aforadores, Bartolomeu de Andrade e sua mulher, Francisca Cordovil, o sub aforamento das herdades em talhões para a construção de casas, na então chamada Vila Nova de Andrade".

Quase cinco séculos depois, o Bairro Alto é centro nevrálgico da cidade e continua a sê-lo da noite e de muitas culturas. Para celebrar mais um aniversário bairroaltista, há convidada especial, sua excelência, a bicicleta.

Oficinas, exposições, filmes e debates em torno da bicicleta e do seu uso serão o destaque maior da festa. Mas há muito mais temáticas, num programa que inclui mais de três dezenas de iniciativas, entre workshops, visitas guiadas, conferências, leitura de poemas, convívios, feiras, aulas de dança, concertos ou performances.

Ao longo das próximas semanas (até 22 de Dezembro), há Bicicletas ao Alto - o bairro como ponto de encontro para amantes da bicicleta, com oficina e exposição na Rua da Barroca (nº 110), espaço que estará aberto de segunda a sexta-feira das 17h às 21h e aos fins-de-semana das 11h às 22h. Entre outros encontros, realiza-se no local, a 9, uma mostra, troca e venda de bicicletas. Já no dia 6, é inaugurada a exposição fotográfica "Tenho Queda Para a Bicicleta" - engloba retratos das "quedas" pela cidade do ciclista que se tornou um fenómeno (via Facebook).

Na Hemeroteca de Lisboa, pode ver-se (até 28 de Dezembro) uma exposição dedicada ao "Chiado há Cem Anos (1912-2012)".

No dia 9, há concerto da Orquestra de Sopros do Conservatório Nacional (11h). No mesmo dia, uma feira de artesanato e stands das associações do Bairro Alto.

Entre as visitas guiadas, pode escolher o Museu da Farmácia (dia 12, 21h30), as instalações da Hemeroteca de Lisboa (dia 11, 14h30) ou passear pelo Bairro Alto de Outras Eras (dia 14, 14h30) - este último passeio pelo BA é guiado por Elisabete Rocha e tem "especial enfoque nos jornais aí fixados desde o século XVIII ao século XX, que justificaram que este bairro fosse considerado a capital do jornalismo português".

Nas exposições, destaque para "Rostos do Bairro Alto", mostra de Tânia Araújo e Luis Rocha, cujos trabalhos podem ser vistos todos os dias em montras do Bairro. No dia 13, inaugura "N 38°42'47.5" W 9° 8'43.75", de Cláudia Damas, expo constituída por uma "seleção de imagens inéditas, recolhidas e registadas com este propósito único", "perspectiva pessoal da autora sobre o Bairro Alto" - poderá ser vista até 15 de Fevereiro no Arquivo Municipal de Lisboa (R. da Palma, 246).

No dia 14, o bar Maria Caxuxa enche-se de poemas. As palavras de Álvaro de Álvaro de Campos, Natália Correia, Al Berto ou Ary por Ana Rita Laureano e Nuno Gonçalo Rodrigue, a partir das 18h30.

No dia 15 (sábado), é inaugurada a exposição "Bairro Alto: mutações e convivências pacíficas", promovida pelo Arquivo Municipal de Lisboa e comissariada por Helder Carita. Poderá ser vista no Palácio Pombal - Galeria Carpe Diem (rua do Século).  

No mesmo dia, realiza-se a Feira Precária ("uma oportunidade para encontrar prendas económicas", "os fundos recolhidos permitirão aos Precários Inflexíveis - Associação de Combate à Precariedade enfrentar custos judiciais de diversos processos de defesa dos direitos de trabalhadores"), promovida pela associação Mob (a partir das 15h), e um desfile de bicicletas, o Bike Fashion, na Praça Luis de Camões, pelas 15h30. No mesmo local, mas pelas 17h, decorre o momento mais especial do dia: acção de "flash mob" para reunir uma multidão a cantar, ao som da Big Band do Conservatório Nacional, os parabéns ao BA. Mais tarde, pelas 23h, começa, no Mob, o "Cabaret Destroika" - "um serão de crítica e humor a propósito da situação política".
 
No dia 16, regressam os Diários Gráficos, com os desenhadores do quotidiano a desenharem o BA (15h-18h). E, entre mais música pelo bairro, o fim de tarde, a partir das 18h, é entregue aos fados no Clube Rio de Janeiro (r. da Atalaia, 120).

Após os festejos deste ano, resta aguardar para saber com que pompa o bairro capital da noite alfacinha irá celebrar o meio milénio. Para já, está pronto a ver o documentário "Bairro Alto 500 anos": é exibido no Teatro do Bairro, no dia 15, pelas 21h.

--%>