Acentuando que as empresas estão "a cumprir com todas as obrigações legais", a responsável pela APED assinalou que as empresas de distribuição "têm as suas formas diferenciadas" de comprovar que o produto foi adquirido na loja e sublinhou que se está "a evitar o impacto" com o encerramento d' A Vida é Bela. "Estamos a cumprir tudo aquilo que é exigido e a pensar no consumidor. As empresas de distribuição, tal como o consumidor, foram vítimas do desaparecimento da entidade que comercializa esses produtos e que deixou de cumprir com os seus compromissos", referiu Morais.
A directora-geral desconhece o motivo das cerca de 1.700 queixas que a Deco noticiou ter recebido, afirmando que "o reembolso é feito a todos os consumidores que compraram os kits" que reuniram as condições para que pudesse ser feito esse reembolso".
Deco destaca seis empresas
A Deco reportou hoje que seis empresas distribuidoras de vouchers A Vida é Bela estão dispostas a reembolsar ou compensar os consumidores, mesmo sem o talão de compra. Após várias reuniões com a Deco, seis empresas distribuidoras mostraram-se dispostas a reembolsar ou a compensar os consumidores que não possuem o respectivo talão de compra, afirma a associação de defesa dos consumidores. Essas empresas são a Best Travel, a FNAC, a Halcon Viagens, a Livro do Dia, a Radio Popular e a Staples, que se propõem verificar por via informática se a transação foi feita por elas.
A Deco lamentou, porém, que sete empresas não tenham mostrado flexibilidade para ajudar a ressarcir os seus clientes lesados. Relativamente à Auchan, ao El Corte Inglés, à Media Markt e à Sonae (que engloba a Worten, o Continente e o Modelo), só mostraram essa disponibilidade mediante a apresentação do talão de compra. "Pior ainda foram as três empresas (CTT, Bertrand e Pingo Doce) que não apresentaram qualquer proposta concreta", afirma a associação.
Para tentar reaver o dinheiro, a Deco recomenda que os detentores de vouchers verifiquem se estão dentro do prazo e se o código de ativação está intacto, ou seja, não rasurado, já que funciona como uma "raspadinha". Se o proprietário do voucher tiver o talão de compra, basta apresentá-lo junto da empresa distribuidora onde adquiriu o voucher e será reembolsado. Quanto às pessoas que receberam o voucher como presente e não possuem o respetivo talão de compra, a Deco recomenda que contactem quem o ofereceu para saber onde foi comprado.