"Um exuberante paraíso em Portugal à espera de ser descoberto." A frase resume as razões da escolha dos Açores pela Fodor's para a sua "Go List 2013", uma selecção que é anunciada como partindo "dos castelos de contos de fadas da Eslovénia aos templos dourados da Birmânia".
A Fodor's, considerada a maior editora do mundo de guias e publicações turísticos em língua inglesa, descreve os Açores como um "arquipélago vulcânico luxuriante". A sua "localização no meio do Oceano Atlântico", "aí a meio caminho entre Nova Iorque e Lisboa", é porém considerada, "ligeiramente inconveniente", dando-se a entender tal no sentido que não é de fácil acesso para qualquer turista, antes um achado para viajantes mais sapientes.
Salientando a fama dos Açores em termos de observação de baleias, fontes termais ou "pitorescas vilas costeiras", a jornalista que assina o artigo refere que "cada uma das nove ilhas dos Açores tem uma fascinante identidade própria". Margaret Kelly destaca ainda os preços acessíveis dos Açores, graças a uma localização que afasta o arquipélago do turismo de massas. Diz mesmo que "é quase impossível encontrar um restaurante dispendioso em qualquer uma das ilhas".
Considerando os alojamentos "acolhedores", a especialista da Fodor's guarda um adjectivo maior para a gastronomia de peixe e marisco: "excepcional".
No pequeno guia açoriano que acompanha a escolha, sugerem-se estadas no Furnas Lake Villas, em São Miguel, constituído por alojamentos de design que "coexistem em perfeito equilíbrio" com a Natureza; ou nas Adegas do Pico, conjunto de dez casas tradicionais restauradas na ilha do Pico.
Para melhor aproveitar as férias açorianas, ressalvando que as "praias não são a atracção primordial" do arquipélago, aconselha-se ainda assim um mergulho nas suas águas temperadas. Altura ideal aconselhada para visitas: Primavera para um passeio mais florido, Verão para observar as baleias.
No top 25 para 2013 da influente Fodor's , os Açores são acompanhados por Amesterdão (Holanda), Botswana, Ilha da Páscoa, Irlanda, Inglaterra, Alemanha, Istambul (Turquia), Maldivas, Marselha (França), Cidade do México, Montenegro, Myanmar/Birmânia, Nova Zelândia, Samaná (Dominicana), Sardenha (Itália), Sevilha (Espanha), Eslovénia, Península de Osa (Costa Rica), além de vários pontos nos EUA (Albuquerque, Brooklyn, Gettysburg, Nova Orleães, Portland e Walt Disney World).