O Largo de São Carlos é cenário da exposição “Entre Margens: o Douro em Imagens”. Um retrato duriense profundo, assinado por 26 fotógrafos, para ver entre cubos até 7 de Abril.
Pub
O Largo de São Carlos, em Lisboa, foi inundado por imagens da região do Douro graças à exposição “Entre Margens”, onde se apresenta a retrospectiva de um projecto de intervenção artística, cujo ciclo de vida se estende por três anos, de 2011 a 2013. As 124 fotografias expostas revelam o trabalho de 26 fotógrafos, dos quais sete convidados e 19 emergentes, que fizeram parte das edições anteriores.
As fotografias produzidas nos últimos dois anos são apresentadas em diferentes suportes materiais: 24 cubos, 24 framelights e dois paralelepípedos, num palco expositivo de 300 metros quadrados.
O principal objectivo do projecto prende-se com a revelação de novas leituras imagéticas da região do Douro, num registo contemporâneo e autoral, para além da utilização do espaço público como recurso expositivo.
O resultado é uma navegação visual pelas diversas dimensões da região duriense - humana, paisagística e industrial: encontram-se retratos das pessoas, das paisagens, das pipas e vinhas, entre outros elementos do que Miguel Torga descreveu como “um poema geológico”.
A inclusão da capital na agenda do projecto insere-se numa lógica de divulgação do “Entre Margens” fora da região do Douro – estratégia iniciada em Bordéus no ano passado, em Maio. Trazendo o Douro a Lisboa, promove-se a “descoberta de outras realidades e territórios que por vezes estão mais distantes do olhar”, refere a organização.
Céu Guarda, Inês d'Orey, João Pedro Marnoto, Luísa Ferreira, Nelson d'Aires, Pauliana Valente Pimentel e Paulo Catrica são os fotógrafos convidados. Os fotógrafos emergentes são: Ana Costa, Armindo Dias, Marcos Oliveira, Miguel Schreck, Rita Almendra, Vera Lúcia Carmo, Eduardo Santos, Miguel Vasconcelos, Marcos Oliveira, José Ferreira, Hugo Maia, Rui Manuel Fonseca, Ricardo Raminhos, Joana Castelo, João Lopes Cardoso, Nuno Brito, Luís Filipe Santiago, Alexandre Sampaio e Vasco Rafael.
O projecto “Entre Margens: o Douro em Imagens”, de autoria e produção da Procur.arte Associação Cultural, com a Fundação Museu do Douro como entidade promotora, continuará, ao longo do ano, a levar a região pelo país. Depois de Lisboa (onde se mostra de 21 de Março a 7 de Abril), seguem-se Vila Real, Mirandela, Lamego, Santa Marta, Amarante, Gaia, Porto e Régua.