Fugas - notícias

  • Detalhe do mapa das festas
    Detalhe do mapa das festas DR
  • Taberna das Almas
    Taberna das Almas DR
  • Na Zona Franca dos Anjos
    Na Zona Franca dos Anjos DR
  • O tigre da Casa Independente
    O tigre da Casa Independente DR
  • Café O das Joanas
    Café O das Joanas DR

«Faz-me festas nos Anjos!», convidam eles

Por Fugas

É um convite para Lisboa partir à redescoberta dos Anjos. De 25 de Maio a 1 de Junho, há um programa recheado de actividades gratuitas, entre torneios, corrida nocturna, passeios, teatro, concertos e, claro, festas.

"É tudo à pala!", avisam logo no convite a que todos participem nesta grande abertura festiva da zona dos Anjos à cidade. A proposta é partir à (re)descoberta da vida desta freguesia do centro alfacinha. E, para tal, há um conjunto de eventos, dos mais tradicionais aos mais "radicais", de correr "culturalmente" à noite pelas ruas a aprender a fazer pão, de torneio de ténis de mesa a debate sobre a "violência política em Portugal", de um "passeio sonoro" a um "fotopaper".

A programção de "Faz-me Festas nos Anjos!", que se desenrola de 25 de Maio a 1 de Junho, é organizada por associações e colectividades locais e reparte-se pelos mais diversos espaços e pontos do bairro, incluindo a Taberna das Almas, Zona Franca dos Anjos, a Casa Independente ou o café O das Joanas.

No primeiro dia, sábado, às 11h, há um torneio de ténis de mesa. Ao longo do dia, haverá jogos de rua, concerto e a prova mais chamativa: uma mini-meia maratona que começa às 20h30, para ser feita a pé ou de bicicleta (4km fechados ao trânsito) - é uma "corrida" especial, já que é um "circuito porta-a-porta pelas associações que organizam o regabofe" e em cada recanto haverá concertos e performances.

O domingo é dia cheio com um "passeio sonoro"  que pretende "introduzir os participantes na dimensão auditiva dos seus percursos urbanos". Haverá ainda conversas, cicloficina, concerto ou o acender de um forno comunitário (pelo Colectivo do Pão) a lenha da Recreativa dos Anjos, "para fazer pão, pizzas e receitas tradicionais caseiras com a participação de todos".

Ao longo da semana, surgirão ainda momentos de teatro, debate e tertúlia, quiz, concerto ou torneio de xadrez. Na sexta-feira, dia 31, o programa volta a estar mais recheado e, entre outros eventos, há um "fotopaper" a partir das 21h.

No último dia, 1 de Junho, celebra-se a Feira das Almas (artesanato, vintage, 2ª mão, etc.) e o seu 1º aniversário a partir das 11h na Taberna das Almas. O encerramento das festas nos Anjos é feito com um "concerto itinerante" pelas ruas numa carrinha de caixa aberta (com Asimov e Pás de Problème) com a Casa Independente (no largo do Intendente) como epicentro - a carrinha parará no Regueirão dos Anjos, "onde será servido um banquete".

Programa completo no blogue ou Facebook oficiais.

--%>