"Também ficamos espantados porque começaram a chover telefonemas e parabéns", disse à Fugas Manuel Pereira, do Yes!, o hostel lisboeta que, este ano, foi declarado, pelos utilizadores do portal Hostelworld, o melhor do mundo. "Mas não há novidades nenhumas", comenta, resumindo: "O que aconteceu foi que a notícia começou a andar por todo o lado outra vez".
É que, de facto, este é um caso em que a novidade é que não há novidade. Porém, a notícia (desfasada, é certo) de que quatro hostels portugueses lideravam o top mundial destes alojamentos económicos corre viral pela net e foi destacada por todo o tipo de meios.
A vitória dos hostels portugueses nestes prémios, baptizados de Hoscars pelo portal que é referenciado como o n.º1 mundial neste nicho, é real. O detalhe é que tal conquista tem cerca de seis meses.
A grande gala (que é anual) realizou-se em Dublin, precisamente a 21 de Fevereiro, sendo a 11.ª edição do evento. Da parte da empresa não há mais novidades até à próxima gala, prevista para 2014. Entre edições, a única novidade em termos de distinção de hostels no site é a tabela mensal que lista os que melhores pontuações conseguem entre os clientes (e, curiosamente, nem há hostels lusos à vista no top apresentado actualmente).
Nos últimos Hoscars, os hostels portugueses que conquistaram os quatro primeiros lugares não só ficam todos em Lisboa como partilham a mesma área, a da Baixa lisboeta. O grande vencedor foi o Yes! , seguido do Home (2.º), Travellers (3.º) e Living Lounge (4.º) .
Destes Hoscars 2013 , saíram mais distinções para Portugal: na categoria de melhores hostels de dimensão média (51 - 100 camas), venceu o Home, seguido do Travellers e do Living Lounge. Nos pequenos hostels (até 50 camas), o vencedor foi o Paralelo de Barcelona mas o Lisboa Central conseguiu ficar no top 10 (alcançou o 8.º posto). Na categoria de grandes hostels (101-250 camas), nova vitória para o Yes!, que já em 2012 tinha dominado nesta secção - e que, com a vitória mundial, garante também, claro, a distinção de melhor hostel de Portugal.