Fugas - notícias

  • "Airglow, Galáxia de Andrómeda e Cassiopeia", Mourão, Alentejo Miguel Claro
  • "Milky Way Mosaic", convento da Orada, em Monsaraz Miguel Claro
  • "Twilight and Star Trails", praia da Adraga, Sintra Miguel Claro
  • "Raios crepusculares" sobre o Convento da Tomina (Moura) Miguel Claro

Miguel Claro faz o céu de Portugal brilhar na NASA

Por Luís J. Santos

O astrofotógrafo português continua a somar distinções no site da NASA dedicado à fotografia que entra no âmbito das ciências da Terra. A última imagem destacada foi captada no Alentejo mas o autor já soma mais de três dezenas de referências no site.

"Airglow, Galáxia de Andrómeda e Cassiopeia" é o título da mais recente fotografia de Miguel Claro a ser distinguida no Earth Science Picture of the Day, portal da Earth Science Division da Agência Espacial Norte-Americana. Diariamente, o site escolhe uma obra relacionada com "os diversos processos e fenómenos que moldam o nosso planeta e as nossas vidas". O português Miguel Claro é já bem conhecido do site: são já 36 fotos suas ao longo dos anos.  

A última imagem, "foto do dia" a 5 de Agosto, mostra o céu nocturno perto da Ermida de São Pedro, em Mourão, na área do Alqueva e da Reserva Dark Sky (da qual Claro é o fotógrafo oficial). Foi captada a 15 de Junho, cerca das 4h. Cassiopeia encontra-se no canto superior esquerdo e Andrómeda no centro (à direita, a constelação de Pegasus). Mas a "estrela" da imagem é o "airglow", fenómeno de luminescência fotoquímica que, "visualmente, será o fenómeno mais próximo de uma aurora boreal", explica Claro. 

Já este ano, outras imagens alentejanas tinham chegado ao site da NASA: como o "Mosaico da Via Láctea" registado antes do amanhecer na Reserva Dark Sky ("o braço da Via Láctea num céu ímpar e erguendo-se acima do histórico convento da Orada, em Monsaraz", resume o fotógrafo) ou de "raios crepusculares" sobre o Convento da Tomina (Moura). Mas também Sintra já por ali passou em 2013, graças a um crepúsculo na praia da Adraga.

Ao longo dos anos, o astrofotógrafo tem somado distinções, prémios e referências, da NASA à National Geographic passando por outras reputadas publicações e instituições (incluindo a entrada em listas mundiais das melhores fotografias do ano, como em 2012 voltou a suceder com o livro "Astronomy Photographer of the Year" do britânico Royal Observatory of Greenwich). No ano passado, lançou "Astrofotografia - Imagens à Luz das Estrelas", o primeiro livro português de envergadura dedicado à temática.

O seu trabalho pode ser seguido no site e Facebook oficiais, incluindo também vídeos com "time lapses" marcantes, onde são reunidas sequências temporais que interligam os fenómenos dos céus com paisagens e/ou monumentos. Como nos recordava o fotógrafo numa anterior entrevista, "há muitas coisas que vemos durante o dia cuja beleza só se revela à noite".

Pode ver mais fotogalerias Fugas sobre o trabalho de Miguel Claro aqui: Portugal entre o céu e a Terra | A beleza astronómica de Portugal.

--%>