A cidade de Antalya, destino balnear na Turquia, é este sábado, dia 31 de Agosto, cenário da cerimónia de atribuição dos World Travel Awards para os melhores do turismo europeu. Portugal chega à gala com mais de quatro dezenas de nomeações (o maior número de sempre, muito graças a novas categorias), esperando, claro, manter ou aumentar o leque de galardões conquistados no ano passado. Em 2012, a gala decorreu no Algarve (no então recém-inaugurado Conrad) e deixou no país seis grandes prémios (mais um extra a nível mediterrânico).
Em grande destaque entre as nomeações lusas: Portugal concorre a melhor destino de golfe, o Turismo de Portugal a melhor organismo oficial, o Algarve a melhor destino de praia e a Madeira a melhor destino insular. Já Lisboa volta a marcar pontos: concorre a melhor destino global da Europa, de escapadas urbanas e de cruzeiros, para além de melhores aeroporto e porto de cruzeiros. Na hotelaria, Algarve e Madeira são quem mais ordenam, com unidades destas regiões a congregarem a quase totalidade das restantes nomeações. Mas há excepções, casos do Bairro Alto Hotel em Lisboa, a norte do Vidago Palace ou de uma surpresa alentejana, a Herdade da Chaminé. A TAP bisa: está nomeada para melhor companhia e para melhor classe económica.
Em 2012, os “turióscares” europeus celebraram a sua gala no Algarve e a sorte sorriu ao anfitrião, declarado o melhor destino de praia da Europa. Já Portugal venceu como melhor destino de golfe e quatro hotéis algarvios foram também distinguidos nas suas categorias (o “imbatível” boutique resort Vila Joya, Martinhal Beach de Sagres, Dunas Douradas Beach Club e o então anfitrião da gala, o Conrad). Além de prémios a nível exclusivamente nacional, o turismo português celebrou ainda um “óscar” extra para o Hotel Quinta do Lago, distinguido como o melhor da área (geocultural) do Mediterrâneo.
Os WTA, organizados desde 1993, dividem-se por dez regiões mundiais com as galas de cada divisão a decorrerem ao longo do ano (incluindo distinções país a país: no caso português, há dez categorias hoteleiras - os candidatos de 2013 estão aqui) . Os prémios são votados online e toda a gente pode votar, sendo que os votos dos profissionais de turismo valem por dois. Após a gala europeia de hoje, seguem-se as rondas das Caraíbas e América do Norte, Ásia e Australásia e, por fim, África. Depois, contagem decrescente para a grande batalha: a dos melhores do mundo, com cerimónia marcada para Novembro em local ainda por anunciar. Na última edição WTA - World, houve “óscares” mundiais para a TAP, Vila Joya e Conrad Algarve.
Destinos
Destino europeu: Lisboa
Destino de praias: Algarve
Destino de escapadas: Lisboa
Destino de golfe: Portugal
Destino insular: Madeira
Destino de cruzeiros: Lisboa
Companhia aérea: TAP
Classe executiva: TAP
Aeroporto: Lisboa
Hotel: Conrad (Algarve)
Hotel de luxo: Pestana Carlton (Madeira)
Boutique hotel: Bairro Alto Hotel (Lisboa) | Choupana Hills (Madeira) | Hotel Quinta da Bela Vista (Madeira) | Vila Joya (Algarve)
Hotel design: The Vine Hotel (Madeira)
Hotel residências: Pine Cliffs Residence (Algarve)
Resort: Conrad Algarve | Pine Cliffs (Algarve)
Resort de luxo: Choupana Hills (Madeira) | Conrad Algarve | Hotel Quinta do Lago (Algarve) |
Resort tudo-incluído: Club Med Da Balaia (Algarve) | Pestana Porto Santo (Madeira)
Resort boutique: Choupana Hills (Madeira) | Vila Joya
Resort familiar: Martinhal Beach (Algarve)
Resort integrado: Hotel Quinta do Lago (Algarve)
Resort golfe: Conrad Algarve | Dona Filipa & San Lorenzo | Hotel Quinta do Lago
Resort insular: Choupana Hills (Madeira) | Reid's Palace (Madeira)
Resort de golfe & spa de luxo: Vidago Palace
Resort de spa & bem-estar: Longevity Wellness Resort (Algarve)
Resort de spa: Tivoli Victoria Vilamoura (Algarve)
Resort desportos: Cascade Wellness & Lifestyle Resort (Algarve)
Villa: Herdade da Chaminé (Alentejo)
Villa resort: Martinhal Beach (Algarve)