Fugas - notícias

  • O surf em Portugal é destacado pela LP.  Na foto, o surfista Garrett McNamara de olho na Nazaré por alturas da
    O surf em Portugal é destacado pela LP. Na foto, o surfista Garrett McNamara de olho na Nazaré por alturas da "grande onda" Patrícia Melo Moreira/AFP
  • Albufeira é dada como exemplo de economia em férias de Verão
    Albufeira é dada como exemplo de economia em férias de Verão Virgilio Rodrigues
  • O Brasil é o país top para 2014
    O Brasil é o país top para 2014 Adriano Miranda
  • Paris, a cidade
    Paris, a cidade "mais" obrigatória em 2014 Miguel Medina/AFP
  • São Tomé entra na lista dos 10 destinos para praias e pequenas ilhas
    São Tomé entra na lista dos 10 destinos para praias e pequenas ilhas Daniel Rocha
  • Também Cabo Verde está no top dos 10 destinos para praias e pequenas ilhas
    Também Cabo Verde está no top dos 10 destinos para praias e pequenas ilhas Paulo Pimenta
  • Siquim, na Índia, é a região n.º1
    Siquim, na Índia, é a região n.º1 Diptendu DUTTA/AFP

Portugal no top de melhores destinos para 2014 da Lonely Planet

Por Luís J. Santos

O país foi eleito um dos dez destinos no mundo com melhor relação qualidade-preço. Noutros tops, destaca-se o Brasil, que lidera os destinos globais para 2014. Já São Tomé e Príncipe ou Cabo Verde brilham entre as ilhas e praias.

Acaba de sair a nova edição do guia anual "Best in Travel" da Lonely Planet e Portugal conseguiu, uma vez mais, destacar-se num dos tops mais relevantes apresentados pela conceituada editora. Para 2014, referem, um dos dez destinos obrigatórios em termos da relação qualidade-preço é mesmo Portugal. O país está incluído na lista "Best Value", que arranca com as ilhas gregas, passa pelo "salto da bota" da Itália (Puglia), e viaja pela Nicarágua, Bulgária, México, Fiji, Índia (Karnataka), Filipinas (Palawan) e Etiópia.

No destaque dado a Portugal, sublinham-se os resultados do mais recente estudo dos correios britânicos sobre o custo de férias em destinos europeus, em que a algarvia Albufeira foi considerada a melhor opção económica para férias familiares no Verão. Um exemplo de como "Portugal é excelente para os que se preocupam com o orçamento". Ainda assim, ressalvam que "o Algarve no pico do Verão pode não ser para todos os gostos".

Mas não é só por terras algarvias que se conseguem "bons negócios". "Lisboa tem cafés maravilhosos e delícias doces por poucos euros", indicam, sugerindo ainda viagens pela cidade em "eléctricos baratos".

"Last but not least", há espaço para elevar as condições para a prática de surf. Aliás, o destaque ao artigo no site da LP é mesmo ilustrado com uma foto de um surfista em Peniche. Isto porque, dizem, "Portugal é também, para os europeus, um destino magnífico para surf, sem ter que desembolsar os custos elevados das passagens aéreas para os centros tradicionais deste desporto".

Por entre as várias listas dos destinos obrigatórios para 2014, encontram-se mais países lusófonos e que também estão habitualmente nas preferências dos turistas portugueses. O destaque maior é dado ao Brasil, que lidera (por muitas razões, Mundial de Futebol incluído) a mais concorrida das listas, a dos países que se deve visitar no próximo ano.

No top das praias e pequenas ilhas, surgem, entre os dez mais para 2014, São Tomé e Príncipe e Cabo Verde. O arquipélago são-tomense aparece logo atrás de Palau e Tonga, seduzindo com "quilómetros e quilómetros de praias quase só percorridas por pescadores", por "uma selva interior com um pico de 2024m para subir", tartarugas e baleias e hotéis em antigas casas coloniais das roças.

Já a eleição de Cabo Verde passa tanto por uma "vibração latina" (com sensações que lembram o Brasil) como por "ser difícil de classificar", das "terras-lava do Fogo aos luxuriantes vales de Santo Antão". Mas, sublinham, "as melhores praias pertencem à Boa Vista, um ilha virtualmente submersa em areia, com "dunas ao estilo do Sara" no interior, praias de areia fina, costa com ventos perfeitos para windsurf. A Boa Vista merece renovado destaque por ser "um importante local para a nidificação das tartarugas (especialmente, as Caretta caretta).  

Noutras lista de topo, destacam-se as cidades a visitar em 2014: Paris reina, logo seguida da cubana Trinidad e da sul-africana Cidade do Cabo; Riga (Letónia), Zurique (Suíça), Xangai (China), Vancouver (Canadá), Chicago (EUA), Adelaide (Austrália) e Auckland (Nova Zelândia).

--%>