Fugas - notícias

  • Mário Ferreira numa das embarcações da Douro Azul
    Mário Ferreira numa das embarcações da Douro Azul Jorge Miguel Gonçalves/nFactos
  • "Spirit of Chartwell", a barcaça real comprada ao Reino Unido Adelaide Carneiro
  • Um dos navios-hotel de luxo da Douro Azul
    Um dos navios-hotel de luxo da Douro Azul Fernando Veludo/nFactos

Douro Azul distinguida na maior feira de turismo do mundo

Por Fugas

A empresa de cruzeiros fluviais recebeu um Global Award na abertura da World Travel Market de Londres.

Um “reconhecimento da expansão pela região do Douro e pela cidade do Porto”, da “inovação”, da “projecção internacional e do “investimento contínuo”. É assim que a organização da World Travel Market (WTM), a maior feira de turismo do mundo, a decorrer em Londres até 7 de Novembro, resume a distinção dada à Douro Azul.

O Global Award foi entregue esta segunda-feira, na cerimónia de abertura do certame, a Mário Ferreira, director-geral da empresa. “É um prémio que vem reforçar a nossa convicção no trabalho que temos vindo a desenvolver desde a fundação da empresa, na promoção da região do Douro e de Portugal como um destino turístico de excelência”, disse o responsável, citado em comunicado.

Já a directora de Comunicação da WTM (e jurada nos prémios), Micaela Juarez, sublinhou a inovação da empresa. “Estamos sempre em busca de produtos diferentes e inovadores e a Douro Azul conseguiu integrar com sucesso os cruzeiros fluviais com os circuitos turísticos guiados. É um feito que deve ser celebrado”, disse Juarez. No comunicado, salienta-se ainda a projecção internacional da empresa (refere-se mesmo a cerimónia de baptismo de dois barcos em Maio, que contou com as actrizes Sharon Stone e Andie MacDowell como madrinhas e o cantor Michael Bolton), sublinhando-se que tem “ajudado o Douro a tornar-se um dos destinos de topo a nível mundial para cruzeiros fluviais”. Em 2012, segundo dados da empresa, transportou cerca de 14 mil clientes, oriundos de 39 países.   

Os prémios são anualmente atribuídos na WTM a partir da nomeação feita pelos parceiros media do certame em cada país (no caso luso, a Publituris). Estes nomeiam três candidatos que são depois avaliados por um júri da WTM, “composto por elementos de renome” da indústria do turismo, decidindo o vencedor. O objectivo global, segundo a organização, é distinguir “empresas e indivíduos responsáveis por uma grande contribuição para as viagens e turismo na sua região”.

A Douro Azul, referida como “a empresa líder de cruzeiros fluviais em Portugal”, desenvolve a sua actividade há 20 anos na região duriense e no Grande Porto. Com uma frota de 12 diferentes embarcações, realiza cruzeiros diversificados, quer em temáticas, durações ou preços. Possui iate, sete navios-hotel e o “Spirit of Chartwell” – a “barcaça real” utilizada pela rainha Isabel II para comemorar o Jubileu no Tamisa e que a Douro Azul adquiriu para realizar cruzeiros de luxo. Pelas ruas do Porto, a empresa realiza também city tours nos autocarros Blue Bus e, recentemente, estreou três “rabelos” modernos para circuitos fluviais urbanos.

Mas o grupo Douro Azul abrange mais investimentos turísticos: inaugurou um Tourist & Business Wellcome Center em Miragaia (naqueles que foram os primeiros armazéns de Vinho do Porto), integra a Helitours (tours em helicóptero), a Caminho das Estrelas (turismo espacial) e quer abrir o World of Discoveries, parque temático dedicado aos Descobrimentos Portugueses.

--%>