O portal Trivago – utilizado mensalmente, segundo dados deste motor mundial de busca de hotéis, por cerca de 20 milhões de pessoas – elaborou a lista dos “100 destinos mais valiosos do mundo” e Portugal surge em destaque como o quinto país mais representado neste top que avalia a relação qualidade-preço dos diversos destinos.
Segundo informa o Trivago, a lista foi elaborada a partir de “uma pontuação [de 0 a 100] que resulta da reputação atribuída por viajantes de todo o mundo combinada com o preço médio dos destinos”. Portugal consegue mesmo, referem, “uma performance invejável no ranking”, “sobretudo se se tiver em conta as suas dimensões”. Para o feito, sublinham, contribui a "riqueza histórica e cultural", a "envolvência natural única na Europa", a "hospitalidade local" mas também o "custo de vida reduzido". Tudo somado, "conduzem Portugal a uma posição de destaque no turismo mundial de 2014, sobretudo para viajantes experientes à procura dos últimos tesouros escondidos da Europa”.
O destaque, nesta lista liderada por Marrocos, vai para a Peneda-Gerês, que entrou no top 10 conseguindo um 9.º lugar a nível mundial, graças a uma pontuação de 97.19. Será preciso depois descer até ao posto 59 para encontrar outro ponto português: Peniche. Seguem-se Braga (em 69º), única capital de distrito portuguesa presente, e Figueira da Foz (73º).
A seguir, a grande surpresa lusa desta lista de destinos: Vila Nova de Milfontes, que consegue marcar pontos no top 100, entrando para o 86º lugar: uma promoção internacional que coloca esta vila da costa alentejana pouco atrás de locais como a espanhola Granada ou a sérvia Belgrado e à frente de locais como Maribor (segunda maior cidade da Eslovénia e que em 2012 partilhou o ceptro de Capital Europeia da Cultura com Guimarães) ou a mexicana Guadalajara. E até da portuguesa Ericeira, o sexto e último destino português no top, posicionado em 95.º lugar.
Em primeiro lugar do ranking do Trivago está Aït-Ben-Haddou, cidade fortificada localizada no interior de Marrocos, nas imediações de Ouarzazate. À primeira, poderá não dizer nada a muitos, mas até os menos viajados já viram as suas paisagens. Aliás, milhões de pessoas por todo o mundo já vislumbram Aït-Ben-Haddou, que tem a chancela de Património da Humanidade pela UNESCO. A cidade e a região já serviram de cenário a inúmeras produções, de filmes como Cleópatra, Gladiador, Astérix e Obélix, A Jóia do Nilo, Indiana Jones ou Príncipe da Pérsia. que foram filmados nesta cidade e/ou região. Aït-Ben-Haddou conquistou assim o título de destino em que o valor acrescentado por cada euro gasto é maior.
No top 3, seguem-se a cidade bósnia de Mostar, na Bósnia-Herzegovina, que tem como ponto icónico a sua “ponte velha” (tradução de Stari Most ) que remonta aos séculos XV e XVI e foi reconstruída após a guerra com contribuições de um comité criado pela UNESCO. Em 3.º lugar, Chora, vila pitoresca e principal localidade de Ios, ilha montanhosa situada entre as ilhas de Naxos e Santorini.