Fugas - notícias

  • 6.º - Parque Nacional da Peneda-Gerês
    6.º - Parque Nacional da Peneda-Gerês Fernando Veludo/nFactos
  • 59.º - Peniche (foto: no Baleal)
    59.º - Peniche (foto: no Baleal) Pedro Cunha
  • 69.º - Braga (foto:no Bom Jesus)
    69.º - Braga (foto:no Bom Jesus) Paulo Pimenta
  • 73.º - Figueira da Foz
    73.º - Figueira da Foz
  • 86.º - Vila Nova de Milfontes
    86.º - Vila Nova de Milfontes Nuno Alexandre Mendes
  • 95.º - Ericeira
    95.º - Ericeira Pedro Cunha
  • 1 Aït-Ben-Haddou (Marrocos)
    1 Aït-Ben-Haddou (Marrocos) tracker / Fotolia
  • 2 Mostar (Bósnia)
    2 Mostar (Bósnia) bobroy20 / Fotolia
  • 3 Chora (Grécia)
    3 Chora (Grécia) Alex Yeung / Fotolia
  • 4 Merzouga (Marrocos)
    4 Merzouga (Marrocos) © Anibal Trejo / Fotolia
  • 5 Bhaktapur (Nepal)
    5 Bhaktapur (Nepal) XtravaganT / Fotolia
  • 6 Megalo Papigo (Grécia)
    6 Megalo Papigo (Grécia) Georgios Alexandris / Fotolia
  • 7 Sucre (Bolívia)
    7 Sucre (Bolívia) rchphoto / iStockPhoto
  • 8 Pingyao (China)
    8 Pingyao (China) wusuowei / Fotolia
  • 10 Yangshuo (China)
    10 Yangshuo (China) xiaoliangge / Fotolia

Portugal tem seis destinos em lista dos 100 «mais valiosos do mundo» para 2014

Por Fugas

Peneda-Gerês é o destino luso que mais pontua em lista do portal Trivago. Em top 100 mundial da qualidade-preço, há mais estrelas portuguesas, incluindo surpresa alentejana, Vila Nova de Milfontes.

O portal Trivago – utilizado mensalmente, segundo dados deste motor mundial de busca de hotéis, por cerca de 20 milhões de pessoas – elaborou a lista dos “100 destinos mais valiosos do mundo” e Portugal surge em destaque como o quinto país mais representado neste top que avalia a relação qualidade-preço dos diversos destinos.

Segundo informa o Trivago, a lista foi elaborada a partir de “uma pontuação [de 0 a 100] que resulta da reputação atribuída por viajantes de todo o mundo combinada com o preço médio dos destinos”. Portugal consegue mesmo, referem, “uma performance invejável no ranking”, “sobretudo se se tiver em conta as suas dimensões”. Para o feito, sublinham, contribui a "riqueza histórica e cultural", a "envolvência natural única na Europa", a "hospitalidade local" mas também o "custo de vida reduzido". Tudo somado, "conduzem Portugal a uma posição de destaque no turismo mundial de 2014, sobretudo para viajantes experientes à procura dos últimos tesouros escondidos da Europa”. 

O destaque, nesta lista liderada por Marrocos, vai para a Peneda-Gerês, que entrou no top 10 conseguindo um 9.º lugar a nível mundial, graças a uma pontuação de 97.19. Será preciso depois descer até ao posto 59 para encontrar outro ponto português: Peniche. Seguem-se Braga (em 69º), única capital de distrito portuguesa presente, e Figueira da Foz (73º).

A seguir, a grande surpresa lusa desta lista de destinos: Vila Nova de Milfontes, que consegue marcar pontos no top 100, entrando para o 86º lugar: uma promoção internacional que coloca esta vila da costa alentejana pouco atrás de locais como a espanhola Granada ou a sérvia Belgrado e à frente de locais como Maribor (segunda maior cidade da Eslovénia e que em 2012 partilhou o ceptro de Capital Europeia da Cultura com Guimarães) ou a mexicana Guadalajara. E até da portuguesa Ericeira, o sexto e último destino português no top, posicionado em 95.º lugar.  

Em primeiro lugar do ranking do Trivago está Aït-Ben-Haddou, cidade fortificada localizada no interior de Marrocos, nas imediações de Ouarzazate. À primeira, poderá não dizer nada a muitos, mas até os menos viajados já viram as suas paisagens. Aliás, milhões de pessoas por todo o mundo já vislumbram Aït-Ben-Haddou, que tem a chancela de Património da Humanidade pela UNESCO. A cidade e a região já serviram de cenário a inúmeras produções, de filmes como Cleópatra, Gladiador, Astérix e Obélix, A Jóia do Nilo, Indiana Jones ou Príncipe da Pérsia. que foram filmados nesta cidade e/ou região. Aït-Ben-Haddou conquistou assim o título de destino em que o valor acrescentado por cada euro gasto é maior.  

No top 3, seguem-se a cidade bósnia de Mostar, na Bósnia-Herzegovina, que tem como ponto icónico a sua “ponte velha” (tradução de Stari Most ) que remonta aos séculos XV e XVI e foi reconstruída após a guerra com contribuições de um comité criado pela UNESCO. Em 3.º lugar, Chora, vila pitoresca e principal localidade de Ios, ilha montanhosa situada entre as ilhas de Naxos e Santorini.

--%>