Fugas - notícias

O Alqueva está em destaque no artigo

O Alqueva está em destaque no artigo Nelson Garrido

O 'wonderful' Alentejo cativa portal britânico de viagens

Por Fugas

O portal Aol para o Reino Unido destaca a “beleza selvagem” da região. E aconselha os britânicos que só têm olho para o Algarve a partirem à descoberta desta “alternativa maravilhosa”.

"Tranquilo", "relativamente desconhecido" e "com poucos turistas". É assim que o Alentejo se apresenta no mega portal Aol em versão britânica. Uma viagem das planícies e Alqueva a Évora.

"O estilo de vida tranquilo, a história fascinante, as belas paisagens, o céu estrelado e a calma das pessoas" tornam o Alentejo "um sítio inesquecível". São estas mesmas particularidades que, segundo o portal, tornam a região "uma agradável alternativa ao frenesim dos habituais destinos mais turísticos da Europa". Quem o diz é a jornalista Melinda Rogers, com trabalhos publicados também em meios como o "Financial Times" ou "The Daily Telegraph".

O artigo realça a vastidão alentejana e a sensação de espaço e calma. "Não há praticamente uma alma em redor e este consolo continua durante todo a estadia", pode ler-se. Pelo lago do Alqueva, a repórter encontrou um "refúgio aquático", pernoitando num "barco-casa". Na zona, referem-se  a "abundância de paisagens fascinantes" e a reconstrução da Aldeia da Luz, cujo território foi submerso pelas águas da barragem do Alqueva em 2002, e o seu "museu fascinante" onde, através de uma exibição de fotografias dos habitantes, se pode conhecer "o antes e o depois de as suas casas terem sido mandadas para este túmulo de água", como descreve.

"Moinhos de vento e até mesmo um castelo estão agora submersos nas profundezas do lago", prossegue. O que poderia ser "o sonho de qualquer mergulhador, se alguém quisesse investir nisso", escreve Melinda. Uma ideia interessante mas que, na verdade, como explicou a Amieira Marina em declarações à Fugas, "não é possível" devido à "fraca visibilidade" e "por questões de segurança".

A vila de Monsaraz também merece destaque pelas "incríveis vistas panorâmicas sobre toda a região". O cair da noite no Alentejo traz, como descreve, um "fresco entusiasmo" que se deve ao facto da área, reserva Dark Sky Alqueva, ser um "sonho" para os observadores dos céus. É "um dos raros lugares na Europa onde a poluição luminosa continua mínima" e que tem "noites de céu limpo durante mais de metade do ano".  

A reserva Dark Sky Alqueva cativou a jornalista britânica que "através de telescópios de alta tecnologia emprestados pelos hotéis da região" ficou "surpreendida" por ser capaz de ver os anéis de Saturno e sentir-se "como se entrasse dentro deles".

"A viagem não está completa sem visitar Évora", continua o artigo. Classificada património da Humandidade pela Unesco, a cidade alentejana é descrita como "uma grande mistura de ruínas romanas, muros medievais, estruturas megalíticas a desmoronar e palácios do século XVII". Com "muitas lojas" onde muitos artigos à venda são de cortiça - "vai encontrar malas de cortiça, tapetes, carteiras, chapéus e roupas... ou até um vestido de noiva", prossegue.

A cidade é também vista como uma morada de "um dos sítios mais estranhos" onde a jornalista já esteve: a surpresa refere-se à Capela dos Ossos e às suas paredes cobertas de ossos humanos no século XVII pelos monges franciscanos.

--%>