"Voos em serviços domésticos a partir de Lisboa, Porto e Faro desde 9,99€". É o chamariz da nova campanha da Ryanair para os novíssimos voos que ligarão a capital ao Algarve e à Invicta, marcados para começarem no início de Abril.
Os bilhetes já estão disponíveis para reserva e, segundo disse à Fugas o responsável de marketing e vendas da empresa para Portugal, Luis Fernández-Mellado, "há muitos voos a estes preços", embora "não em todos". No site, uma pesquisa aos preços entre Lisboa e Porto, por exemplo, revela, de facto, passagens a um valor nunca antes visto para esta ligação aérea. Além de bilhetes a 9,99€, surgem também diversos em redor dos 25 e 30 euros (pelo Verão, o sistema já inclui vários bilhetes a 45 e mesmo 55 euros).
A promoção lançada nesta tarde de quinta-feira, informa a empresa, abrange voos em Abril e Maio e "inclui todos os impostos não opcionais, encargos e taxas", sublinham. Isto, desde que os passageiros "viajem apenas com bagagem de mão e não pré-reservem o seu assento ou adquiram embarque prioritário" (não inclui também a taxa de pagamento por cartão de crédito, caso utilize este sistema, cujo custo acresce dois por cento do valor da compra ao total final).
Para tentar a compra dos bilhetes a 9,99 euros, estes "têm de ser reservados no 'website' Ryanair.com antes da meia-noite de segunda-feira, 10 de Março".
A promoção surge poucos dias após a "concorrente" CP publicar um anúncio em que dava as "boas-vindas à Ryanair", sublinhava as vantagens da ligação ferroviária e prometia bilhetes desde 18,50 euros (o preço promocional antes utilizado pela Ryanair era de 19,99 euros).
Na TAP, um voo Lisboa-Porto tem usualmente como preço mínimo de referência os 66 euros (embora actualmente seja possível até encontrar alguns bilhetes desde 47 euros).
Em autocarro, uma viagem entre a capital e a Invicta custa em redor dos 17 a 20 euros (exemplos da Renex e Rede Expressos, respectivamente).