Fugas - notícias

Filme promocional do Alentejo ganha bronze em festival internacional

Por Eduardo Pereira Batista

“Alentejo, Tempo Para Ser Feliz” é o título do filme alentejano que, mais uma vez, foi distinguido internacionalmente, desta feita no festival internacional de filmes turísticos de Riga, na Letónia.

Em jeito de superprodução, é um filme promocional em registo cinematográfico, que, durante quase 7 minutos, acompanha uma turista pelas paisagens alentejanas em busca do Tempo – no caso, uma busca literal, já que a personagem procura o seu cão perdido que tem precisamente esse nome.

Internacionalmente, o filme, estreado em 2013, já tinha sido premiado na secção de filmes turísticos do Cannes Corporate Media & TV Awards, com um Golfinho de Prata. Agora, no 7.º TourFilm Riga, foi a medalha de bronze que a obra trouxe para casa. A curta-metragem ganhou o 3º prémio na categoria Ecoturismo, ficando atrás de filmes provenientes de Austrália e Ucrânia, que arrecadaram o primeiro e o segundo prémios, respectivamente.

“Este galardão vem reforçar a excelência do vídeo, mas também o potencial e a capacidade da região promover a multiplicidade da sua oferta turística”, diz a entidade promotora do filme, o Turismo do Alentejo, em comunicado.

No filme, a turista perde o seu cão durante um passeio a bordo de um balão de ar quente. Tentado encontrá-lo percorre várias zonas da região, passando por algumas das atracções locais, de monumentos ao campo e praias, enquanto experimenta as iguarias da gastronomia alentejana, admira paisagens e, especialmente, vai conversando com as pessoas.

O festival de Riga distingue filmes promocionais de produtos, cidades, países ou regiões turísticas em cinco categorias diferentes: Turismo de Cultura, Ecoturismo, Turismo de Aventura, Turismo Comercial e Produto Turístico da Letónia. Este ano, o certame contou com uma selecção de 112 filmes provenientes de 23 países, tendo os prémios sido entregues numa cerimónia que decorreu na capital letã a 26 de Abril.

O vencedor do grande prémio foi o filme “O Mundo Mágico de Gaudi – Love Casa Batlló”, obra dedicada à arquitectura do mestre catalão, centrada na Casa Batlló, um dos ícones de Barcelona e um dos espaços mais visitados pelos turistas na capital da Catalunha.

Texto editado por Luís J. Santos

--%>