Fugas - notícias

Ilha de São Miguel, Açores. Tanto Ryanair como easyJet manifestam vontade de voar para São Miguel

Ilha de São Miguel, Açores. Tanto Ryanair como easyJet manifestam vontade de voar para São Miguel Miguel Madeira

Ryanair quer voar para os Açores e para a Madeira

Por Lusa

A empresa estará já a negociar o lançamento destas rotas, segundo o patrão da companhia aérea, Michael O'Leary.

A Ryanair quer voar para os Açores e para a Madeira, estando a negociar o lançamento dessas rotas, confirmou hoje o presidente executivo da companhia aérea de baixo custo.

Em conferência de imprensa onde foram anunciadas as novidades da companhia para Lisboa, Michael O'Leary manifestou interesse em lançar rotas para o arquipélago dos Açores, explicando que "o Governo tem que resolver a liberalização e encorajar as companhias aéreas".

Já em relação à Madeira, explicou que está a negociar o lançamento de ligações, mas antes a companhia tem que "ultrapassar complicações" uma vez que os pilotos têm que ter "treino especial" para descolar e aterrar no aeroporto do Funchal. "Precisamos de pilotos com treino especial, porque é um aeroporto muito complicado", adiantou.

Em Julho, o presidente do Governo dos Açores anunciou um acordo com o executivo nacional que prevê a liberalização das ligações aéreas entre o continente e duas ilhas do arquipélago e a diminuição para metade das tarifas para residentes.

Segundo revelou Vasco Cordeiro, numa conferência de imprensa, as novas Obrigações de Serviço Público (OSP) nas ligações aéreas entre os Açores e o resto do país (continente e Madeira), negociadas com o Ministério da Economia, preveem a liberalização das rotas entre Lisboa e o Porto e as ilhas de S. Miguel e a Terceira.

"Com esta liberalização, estas rotas encontram-se totalmente abertas à entrada de qualquer companhia aérea, incluindo as chamadas 'low cost'", sublinhou.

Actualmente, só a SATA e a TAP voam para os Açores. A easyJet também já manifestou interesse na rota açoriana, sendo que já voa para o Funchal.

Açores, destino "apetecível"

O secretário regional do Turismo e Transportes dos Açores comentou entretanto que a intenção da Ryanair de voar três vezes por dia para os Açores revela que o arquipélago é um "destino apetecível". "Satisfaz-nos o facto de vermos o interesse desses operadores em voar para os Açores, o que demonstra que o destino é efectivamente apetecível para a sua operação", disse Vitor Fraga a jornalistas, à margem de uma visita oficial do executivo açoriano ao grupo ocidental da região autónoma.

--%>