Segundo confirmou o secretário de Estado do Turismo, Adolfo Mesquita Nunes, Portugal vai utilizar a imagem do jogador português graças a um acordo de cedência de direitos de imagem, durante 12 meses, no valor de 150 mil euros.
A China, que deverá vir a tornar-se o maior mercado emissor de turistas do mundo, tem “tido um crescimento de 30%”, salientou o governante, citado pela Lusa. Em quatro anos, o número de turistas chineses alojados em hotéis em Portugal disparou 232% (mais de 23 mil em 2009, mais de 74 mil em 2013). Com Ronaldo em campo, o Turismo português espera aumentar a notoriedade do destino Portugal, pouco relevante turisticamente para chineses.
"Chegámos a acordo para a cedência dos direitos de imagem de Cristiano Ronaldo para o próximo ano, para promover Portugal no mercado chinês", adiantou Mesquita Nunes, à margem do encontro Cultura e Turismo, em Sagres, no Algarve.
"Justifica-se recorrer a este tipo de campanhas", sustentou o responsável, que não adiantou pormenores da iniciativa. A campanha de promoção será apresentada no decorrer da Feira de Turismo de Xangai, em Novembro.
100 milhões de turistas
Os turistas chineses são já uma potência mundial. Gastaram, segundo dados da Organização Mundial do Turismo, mais de 102 mil milhões de dólares durante 2012 em viagens para o exterior (nada menos que um aumento de 40 por cento em relação ao ano anterior).
Durante a última década, tem sido o mercado emissor de turistas com maior taxa de crescimento, passando de 10 milhões de viajantes em 2000 para 83 milhões em 2012.
Para 2015, as previsões da Organização Mundial de Turismo apontam para a China se tornar o maior mercado emissor de turistas do mundo: até final do próximo ano, cerca de 100 milhões de turistas chineses deverão ter viajado pelo mundo.